Hoje falaremos um pouco mais de um problema cada vez mais comum no mundo, seja em saúde humana ou dos nossos pets, a obesidade. Cada vez mais em nossa rotina vemos animais com sobrepeso ou obesos em nossos consultórios, e isto tem ocorrido por diversos fatores, dentre eles podemos citar o consumo em excesso de carboidratos, a falta de exercícios diários devido a uma rotina corrida dos proprietários, principalmente em grandes cidades onde parece que o tempo sempre é insuficiente, e agora falando um pouco da minha rotina clínica uma questão cultural, onde os proprietários de animais obesos acabam comentando que ele não está gordo e sim fofinho.
O problema é que os mesmos não se dão conta que essa gordura em excesso na verdade é prejudicial ao seu mascote. Dentre as consequências desse mal podemos citar distúrbios cardiológicos, problemas articulares e problemas hepáticos, estes muito comuns em gatos que acarretarão uma menor expectativa de vida e piora da qualidade dos mesmos.
O ideal é que, ao passar seu pet por um check up, o veterinário avalie o escore corporal do seu mascote e em caso de sobrepeso seja realizado um programa de perda de peso do mesmo. Este deve ser realizado de forma individualizada e seguido a risca. O que vemos muitas vezes é que os tutores acabam se desinteressando de fazer as dietas estabelecidas, pois a perda de peso dos pets é lenta. Porém, se feita de maneira correta, você pode ter certeza que dará uma qualidade de vida ao seu animal fantástica.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760