Hoje em nossa coluna semanal abordaremos uma das causas mais frequentes em nossa rotina clínica, as otopatias, e dentre as diversas patologias englobadas nesse tema daremos ênfase na mais frequente que são as otites externas.
Este problema pode se manifestar com diversos sintomas como por exemplo dor, incômodo, chacoalhar a cabeça e ou prurido na região afetada, alguns casos temos a presença de secreção e odor desagradável. Algumas raças de cães como labradores, golden, spaniels em geral apresentam uma maior predisposição a apresentar esse mal.
Uma prática muito comum entre os proprietários é a automedicação dos seus mascotes, porém essa prática pode levar a cronificação do quadro e em casos mais severos a perda de audição de seu animal, isto porque temos diferentes agentes causadores desta doença e para cada um existe um tratamento específico que somente um veterinário o fará com precisão.
Portanto ao perceber os sinais acima relatados leve seu mascote a uma consulta para que o mesmo receba o tratamento mais adequado.
Boa semana a todos e até a próxima.