Rodrigo Donati: Riscos da automedicação

automedicação

Hoje vamos falar um pouco sobre o risco de medicar seu pet sem a indicação de um profissional. Assim como em humanos, a automedicação é uma prática comum entre tutores de pets, que muitas vezes acabam buscando auxílio em sites ou mesmo redes sociais, dicas de como tratar problemas de saúde em seu ponto de vista simples, e vemos muitas vezes fotos de animais com algum problema de saúde e seus tutores pedindo dicas de como tratar.

O grande problema é que ao se medicar o animal de forma incorreta, um simples problema acaba se tornando grave e em alguns casos letais, por experiência o tutor ao automedicar o seu mascote está na maioria das vezes apenas adiando a ida ao veterinário.

Primeiramente os tutores devem ter em mente que nenhum animal é igual ao outro, o que pode ser bom para um cão pode ser letal para um gato por exemplo, e para dificultar um pouco mais algumas espécies de cães e gatos apresentam reações adversas particulares a certos tipos de medicamentos. Em alguns casos pela falta dos princípios ativos em veterinária fazemos uso de medicações humanas, porém vale ressaltar que a dose e a frequência de uso não são as mesmas e algumas drogas, se administradas para animais, são tóxicas.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que muitas doenças cursam com os mesmos sintomas, como exemplo o animalzinho teve um episódio de vômito, inapetência e diarreia podemos, neste caso, ter diversas doenças que cursam com o mesmo problema, desde uma simples indisposição gástrica até a uma insuficiência renal, muitas vezes se faz necessária a realização de exames complementares.

E, para finalizarmos, não poderia deixar de citar as famosas receitas milagrosas que algumas pessoas criaram e acabam viralizando na rede de forma absurda e aí temos desde o uso de óleo diesel queimado para se tratar sarnas até o uso de quiabo para tratamento de cinomose.

Um conselho que eu dou aos meus clientes é: muito cuidado com esses “tratamentos” milagrosos, esses não passam de um monte de besteira sem o menor embasamento científico, que na maioria das vezes não tem efeito algum, mas em alguns casos acabam piorando o quadro do animal.

O dito popular “o barato sai caro” na maioria das vezes se faz válido.

Boa semana a todos e até a próxima!

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens