Hoje em nossa coluna semanal vamos abordar sobre um problema cada vez mais comum na nossa rotina clínica, uma grande parte devido aos nossos mascotes terem uma vida mais longa. As doenças cardíacas são cada vez mais diagnosticadas em nossos mascotes, uma causa disto se dá justamente pela expectativa de vida cada vez maior dos mesmos.
Um grande problema é que estas doenças tem seu início muito sutil e na maioria das vezes quando o proprietário procura por um tratamento a doença já se apresenta muitas vezes em um estágio avançado.
Hoje vamos falar um pouco dos sintomas iniciais da maioria das patologias cardíacas e infelizmente muitos destes sinais podem ser comuns a diferentes doenças, então seu animalzinho apresentando algum destes sinais o ideal é que se procure um veterinário a fim de descartar esses problemas.
Entre os sinais mais comuns que podemos citar seriam o cansaço excessivo após passeios ou brincadeiras, a fadiga, tosses constantes e que não apresentem secreções, suspiros ou mesmo dificuldades respiratórias, sonolência e apatia além do habitual, cianose (mucosas em uma coloração azulada ou roxa), desmaios, fraqueza e em alguns casos mais graves edema (acúmulo de líquidos).
Se seu animal apresentar algum destes sintomas procure seu veterinário de confiança a fim de que se façam exames específicos para determinar a causa dos mesmos. Outra medida muito interessante e cada vez mais adotada pelos proprietários é que anualmente seja feito um check up geral de seu mascote, em animais de pequeno porte o ideal é sejam feitos a partir dos 5 anos e no caso de animais de porte grande ou gigante um pouco mais cedo, visto que esses tendem a ter um envelhecimento mais precoce.
Vale ressaltar que algumas raças de cães e gatos apresentam uma maior incidência de doenças cardiovasculares, nesse caso o ideal é que o primeiro check up geral seja realizado no primeiro ano de vida do mesmo.
O diagnóstico precoce destas patologias faz com que tenhamos uma maior longevidade e qualidade de vida para nossos pets.
Boa semana a todos e até a próxima.
Petshop Bichos da Mata
3079-4760