Hoje em nossa coluna semanal daremos continuidade às terapias alternativas e vamos falar um pouco mais sobre a aromaterapia. Assim como a terapia com florais de Bach (veja aqui), esta técnica é muito antiga tendo relatos de seu uso há pelo menos 4500 anos. Esta técnica consiste no uso de óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias a fim de melhorar o bem estar físico e psicológico dos nossos mascotes.
Estes óleos podem ser extraídos de folhas, flores, caules e raízes, e há pouco tempo temos a reprodução sintética de alguns feromônios animais os quais se encaixam nesta terapia e com resultados muito interessantes.
Temos somente que tomar cuidado na aromaterapia com o uso de essências ou óleos essenciais para humanos devido a concentração, sabemos que o olfato dos cães e gatos é muito mais sensível que o nosso e por isso as diluições destas essências para o uso veterinário devem ser maiores a fim de evitarmos efeitos indesejados.
O modo de aplicação das mesmas pode ser com o uso de difusores, borrifadas no ambiente ou mesmo em alguns casos diretamente no animal, evitando a área dos olhos, mucosas, genitais e boca.
Como exemplos de essências colocarei algumas mais utilizadas:
- Árvore de neem: ajuda na redução da ansiedade e do stress
- Árvore de benjoim: apresenta propriedades relaxantes,sedativas e antidepressivas
- Hortelã: melhora o ânimo do animal
- Laranja: reduz problemas digestivos e de nervosismo
- Prunus cerasifera: é uma ótima opção para aqueles animais que não conseguem viajar de carro.
Essas são algumas dos diversos óleos que podem ser utilizados para a melhora de nossos animais. Vale ressaltar o cuidado com as diluições e sempre que possível procure a recomendação de um profissional capacitado.
Espero que estejam gostando das terapias alternativas que tenho trazido toda semana. Aproveite para dar uma olhada nas matérias que trouxe para vocês anteriormente.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760