Hoje em nossa coluna iremos falar sobre um tema que ainda gera muitas duvidas nos proprietários quando os mesmos optam por dar uma dieta comercial para seus pets. A escolha de uma dieta com ou sem alimentos transgênicos.
Vamos começar tentando de uma forma simples explicar o que são os alimentos transgênicos, os mesmos são alimentos que tiveram sua composição alterada em laboratório na maioria das vezes com o objetivo de produzir organismos mais resistentes a pragas e em alguns casos torna-los mais nutritivos. Exemplos mais comuns de alimentos transgênicos utilizados em rações de cães e gatos são milho e soja.
A grande dúvida é quais malefícios o uso de uma dieta com transgênicos pode acarretar nos pets, e a resposta é que não temos estudos suficientes para determinar se os mesmos podem influenciar na saúde dos nossos mascotes, alguns estudos em humanos revelaram um aumento de casos em crianças com intolerância ou alergia a alimentos, porém nada foi confirmado.
No nosso país a legislação exige que qualquer alimento que contenha em sua composição um alimento modificado geneticamente seja impresso no rótulo de forma clara para o consumidor, o símbolo internacional é um triângulo com fundo amarelo e a letra T maiúscula.
A boa notícia para os proprietários que decidam dar uma dieta livre de alimentos transgênicos é que hoje no mercado temos boas marcas de rações que utilizam outras fontes de carboidratos em sua composição eliminando assim o uso de alimentos modificados geneticamente.
boa semana a todos e até a próxima.
Petshop Bichos da Mata
3079-4760