Rosangela Andrioli: A Torre de Pisa e seus mistérios

A Torre de Pisa é um monumento conhecido mundialmente. Mas será que é de conhecimento de todos onde fica, o que realmente representa e por que ficou pendente? Então vamos lá! Espero que gostem da história!

 

Pisa é uma pequena e graciosa cidade da região da Toscana. Tornou-se famosa por possuir uma torre pendente, um dos mais famosos patrimônios culturais da Itália.

 

Dizem que em uma noite de maio de 1367, a poucos dias da inauguração da torre, a população foi acordada com um grande estardalhaço. Todos correram em direção à Praça do Duomo, de onde provinha o barulho e qual não foi a sua surpresa ao ver que, entre a névoa da madrugada e a noite anterior, a torre adormeceu em pé e acordou inclinada. Após uma análise detalhada, constataram que a causa era uma pedra de sua base que havia sido roubada. Rapidamente,Pisa acusou suas eternas inimigas, as cidades de Lucca e Livorno. Hoje sabemos que não foi bem assim!

 

Campanário de Santa Maria ou Torre di Pisa

 

A grande verdade é que a torre já nasceu torta. Devido à sua proximidade com o mar, o tipo de solo argiloso requer uma preparação especial da fundação que deve repousar por um ano inteiro. A construção da Torre seguiu as regras de engenharia da época, mas logo se mostrou pouco profunda (somente 3 metros) e ao chegar no terceiro andar, o terreno cedeu e a construção foi interrompida.

 

Não se sabe com certeza o nome do arquiteto que iniciou a construção da Torre, mas diz a lenda que o nome que surgiu foi um tal de Diotisalvi, o mesmo a iniciar o batistério de Pisa. Traduzindo o nome dele ao pé da letra, seria “Deustesalve“, o que nos faz pensar que talvez este seja um apelido que deram para o arquiteto desastroso da Torre, e não de fato o seu verdadeiro nome!

 

Cerca de 100 anos após o início de sua construção, Giovanni di Simone foi o corajoso arquiteto que aceitou o desafio de continuar a construção da Torre torta. Na tentativa de resolver ou amenizar sua inclinação, Giovanni di Simone fez uso de uma solução de efeito ótico. Se você reparar bem, nos últimos 3 andares as colunas não possuem exatamente a mesma altura. No lado oposto à inclinação elas são mais baixas, de forma que visualmente em um todo, ela dê a impressão de ser reta na parte superior.

 

A Torre de Pisa, ao contrário do que se possa imaginar, possui somente 3,97 graus de inclinação, mas já chegou a ter 4,5 graus. Durante os primeiros trabalhos de restauro da Torre, uma decisão precipitada acabou piorando a sua inclinação. A água encontrada na fundação, considerada a culpada do inclino da torre, foi bombeada na esperança de pausar o seu efeito, mas acabou por causar o efeito inverso ao esperado. O movimento da terra piorou a estabilidade da torre e a probabilidade de queda era grande.

 

Na década de 1990, uma grande reforma foi realizada para que este, considerado um dos mais importantes patrimônios de todo o planeta, não acabasse indo ao chão. A primeira etapa dessa ação envolveu o apresamento de cabos de aço ao redor da torre. Com uma distância de quase um quarteirão, esses cabos eram ligados a um grande contrapeso que conferia estabilidade à torre enquanto ela era reparada. Além disso, várias placas de chumbo foram colocadas na parte oposta da inclinação.

 

Superada essa fase, poderosas brocas foram usadas para retirar várias toneladas de terra da parte mais alta da base. A extração de toda essa terra criou um grande espaço vazio na região oposta da inclinação. Na medida em que os cabos foram soltos e os pesos retirados, o próprio peso da Torre de Pisa realizou uma reacomodação, que diminuiu o aspecto inclinado em meio grau. Desde o final de 2001, as visitas foram novamente liberadas para aqueles que sonham em visitar essa maravilha arquitetônica!

 

Muitos turistas preferem fazer pose para fotos diante da Torre, fingindo segurar o seu peso, mas há quem não renuncie à possibilidade de subir nela. Se você é um deles, saiba que a Torre tem ingresso controlado. A cada 15 minutos, somente 30 pessoas podem subir a pé seus 273 degraus. Cada visitante tem 35 minutos a disposição para subir e descer.

 

 

Outra curiosidade a respeito da Torre de Pisa, é que ela não é o único monumento pendente na cidade. O campanário da igreja de San Nicola possui uma inclinação de um metro e meio e o campanário da igreja de San Michele degliScalzi, apresenta uma inclinação de 5 graus a mais em relação à famosa Torre de Pisa. Após as restaurações feitas, dizem que a Torre não sofrerá mudanças nos próximos 300 anos! Então teremos ainda bastante tempo para visitá-la!

 

Buonasettimana e a presto!

 

Piazza dei Miracoli

 

Bibliografia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Pisa

www.vivatoscana.com.br/2014/03/por-que-torre-de-pisa-e-torta.html

Imagens retiradas do google.

 

3 respostas

  1. Não notei que havia inclinação nos campanários. Deve ser pela emoção de ver a Torre. Mais uma vez valeu pela aula. Obrigada e beijos

  2. Pisa é um lugar muito legal, a torre, sem dúvidas, o local de destaque mas vale muuuuito à pena conhecer todo o conjunto, a igreja, o batistério e o campanário. Muita história e arquitetura. Além disso a cidade é um show, com suas vielas e o mercado à céu aberto.

    Ótimo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens