Semana passada, tive o grande prazer de participar do jantar de comemoração da 71º Reppublica Italiana.
O jantar estava maravilhoso, e a sobremesa, irresistível! Como tenho paixão por doces, achei mais do que justificável falar um pouco sobre umas das estrelas da noite! O Tiramisù. Um dos doces mais apreciados na Itália.
Dizem que o doce foi criado por volta de 1600, em Siena, na ocasião da visita do Grão-Duque da Toscana, Cosimo III di Medici. Os confeiteiros da cidade, decidiram preparar, em sua homenagem, um doce, no caso o Tiramisù. O doce foi tão elogiado por Cosimo, que foi levado à Firenze, de onde passou a ser conhecido mundialmente.
Algumas pessoas acreditam que a receita foi criada em Siena. Outros acreditam que a receita seja piemontesa, não apenas porque requer biscoitos champanhe ou savoiardi, criados em homenagem à família de nobres italianos, os Savoia. Parece que Camillo de Cavour, primeiro ministro naquela época, pediu aos seus confeiteiros uma sobremesa que o alegrasse durante a unificação da Itália. O nome Tiramisù quer dizer, alegre-me, levanta-me. Vale conferir! Buon appetito!
Ingredientes:
500gr de mascarpone
300 gramas de biscoito champanhe
150 gramas de açúcar
6 ovos
Um copo de Marsala (vinho tinto)
Café a gosto
Chocolate amargo em pó
Modo de preparo:
Em uma tigela, bater as gemas e o açúcar até obter um creme macio e espumoso. Juntar o mascarpone e parte do Marsala. Misture bem. Incorpore as claras batidas em neve. À parte misturar o café com o que restou do Marsala. No fundo de uma vasilha, espalhe um pouco do creme. Distribua os biscoitos molhados, suavemente, no Marsala com café, sempre alternando com o creme. Finalize com o creme, polvilhando o chocolate amargo. Coloque na geladeira antes de servir. Buon Appetito!
Respostas de 3
Hummm!!!!!! eu quero .
Siena…quanta saudade. A cidade Italiana mais legal que estive, a “Praça do Palio”, quanta emoção. Um lugar incrível, digno de ser o ponto de partida desse doce sensacional!
Hummmmm!!! Delícia! Pode fazer para nós . Beijos