Rosangela Andrioli: Venezia de pães e tulipas

Pani e Tulipani. O surpreendente filme de Silvio Soldini, lançado em 1999, conta a história de Rosalba, uma dona de casa que, enquanto viajava em uma excursão, é esquecida pela família em uma loja de conveniência, na estrada, por sua família. Sensível e dedicada, após o choque inicial e alguma reflexão, resolve fazer o que sempre teve vontade: conhecer Venezia.

A bela Venezia representou para Rosalba, um recomeço. Enquanto a protagonista descobria os encantos da cidade, fazia novas amizades, novas escolhas, sutilmente ia se redescobrindo, experimentando novos sabores, sensações, emoções.

 

 

Acredito fortemente no poder transformador desta cidade. Venezia pode propiciar uma explosão de sentimentos, que não conseguiria expressar aqui.

Desde o primeiro momento, quando deixamos o trem e nos deparamos com o Canal Grande e suas gôndolas, o tempo parece assumir um ritmo diferente. O sentimento é o mesmo de quando abrimos uma caixa cheia de presentes, muito especiais e ansiosamente esperados.

 

 

Aconselho não seguir sempre os roteiros turísticos, os guias de viagem. Siga os passos das pessoas locais, os perfumes, a música. Conheça as outras ilhas, os restaurantes não conhecidos por turistas. Sente-se em uma praça e admire o modo de vida dos venezianos.

 

 

Se tiver oportunidade de viajar durante o elegante carnaval da cidade, coloque uma máscara e se misture às pessoas como há centenas de anos.

 

 

Muitos lugares para conhecer, histórias para serem ouvidas, arte para se admirar. Venezia, definitivamente, não é uma cidade comum. Na minha opinião, não pertence a este mundo. Em minha fantasia, foi criada para encantar as pessoas, por alguém que estava de muito bom humor, e apaixonado pela vida! Assim como Rosalba, a protagonista do filme quem  visita Venezia, nunca mais será o mesmo…

 

 

Os venezianos apreciam muito o Spritz. Uma bebida alaranjada muito especial, preparada com prosecco, água com gás e Aperol. É muito fácil de preparar. Em uma taça com gelo e uma fatia de laranja, colocar, 3 partes de prosecco, duas de Aperol e uma de água com gás. Alla salute e buona domenica e tutti!

 

 

3 respostas

  1. Sem dúvidas um dos lugares mais legais que já estivemos, clima da cidade é fantástico, mesmo no inverno. Ponto de partida para outras ilhas. Como todos os lugares da Itália, um monte de história a cada quarteirão. Que saudades! Mais um ótimo post da Rosangela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens