Silene Silva – Pet: Um importante alerta

Como as temperaturas caíram, é bom alertar que os riscos de seu bichinho ficar doente, assim como você, aumentam. Mas fiquem atentos porque não é qualquer medicamento que os animais podem tomar. Por isso, nada de automedicar o pet! É necessário buscar a orientação do médico veterinário do seu bichinho. Senão, a situação pode se agravar!

 

Uma das maiores preocupações dos especialistas é a gripe. E a incidência, nesta época do ano, é muito mais provável: o nariz do animal escorre e também fica com secreção no canto dos olhos.  Isso é o que mais a gente pode perceber quando o pet está doente. Mas eles podem ficar com tosse, muitos espirros, pode ter febre e ficar mais amuado do que o normalmente (ou dificilmente) ficam.

 

Em hipótese alguma se deve usar medicamentos em casa, ou usar o mesmo que o seu vizinho utilizou para sarar o respectivo pet. Todo o diagnóstico de doenças deve ser realizado sempre através do médico veterinário.

Como exemplo, o Paracetamol e o Diclofenacsão altamente tóxicos tanto para cães como para os gatos. É totalmente contra indicado medicar os animais em casa.

 

É preciso que se tenha um cuidado maior com a gripe, como já falei anteriormente aqui na coluna, porque pode se tornar uma pneumonia.

A prevenção é feita assim como é feita em humanos.

 

Então, segundo especialistas, é bom manter esses animais o mais aquecidos possível. O uso de roupinhas é indicado. Para aqueles que vivem em quintais, disponibilizar casinhas sempre com cobertorezinhos para que o animal possa se aquecer.  Se for necessário, utilize caixas de papelões para proteger dos ventos que sopram gelados na estação.

 

Para aqueles animais que não gostam das roupas de jeito nenhum (e eu entendo porque eles não foram feitos para utilizar peças), tente usar o cobertor mesmo dentro de casa.

Se nós sentimos frio, os nossos bichinhos provavelmente também estão!

Uma boa dica, também, é diminuir a quantidade de banhos por conta do inverno. Se você costuma dar toda semana, diminua para cada 15 dias.

Nunca esquecer de deixar água à vontade para que o bichinho se hidrate o máximo que puder, mesmo que a estação esteja mais gelada. A água é uma forte aliada na prevenção de doenças.

 

Manter a vacinação em dia é um detalhe importante para que seu animal permaneça saudável e se proteja dos malefícios de temperaturas tão baixas como as que têm acontecido.

E já que estamos falando sobre cuidados, vale lembrar que muitas cidades já estão realizando (ou prestes a realizar) a vacinação antirrábica de cães e gatos. Verifique as datas e locais da sua região!

Até a próxima semana!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens