Ribeirão Pires é mais uma das cidades que fazem parte do Circuito ABC, possui aproximadamente 124.000 habitantes, começaremos agora a conhecer um pouco mais desta encantadora cidade.
No século 16, com a chegada dos portugueses, Ribeirão Pires estava inserido em uma imensa aldeia tupiniquim chamada “Geribatiba” sob o domínio do Cacique Caiubi.
Até sua emancipação em 1 de janeiro de 1954, era um distrito de Santo André e subúrbio rural até 1950, quando passou a ser considerada um subúrbio industrial.
Nos séculos XVIII e XIX era impulsionada pela economia cafeeira, somente depois de ser estruturada como subúrbio de São Paulo é que passou a fornecer produtos agrícolas, tijolos, pedras, lenha, carvão etc. à metrópole em crescimento.
Embora não tivesse uma ocupação industrial como as demais cidades ao redor, grandes áreas desocupadas permaneceram como reservas de valor e foram destinadas a loteamentos para moradia de baixa renda.
Ribeirão Pires se tornou em 1955 um município independente, informações sobre a sua fundação são imprecisas.
Com a forte industrialização do Grande ABC Paulista iniciada pelo Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, a abertura da conhecida Rodovia Índio Tibiriçá e o surgimento do Centro Comercial; Ribeirão Pires ganhou contornos de cidade entrando em uma nova era.
Em 1975 já com 50 mil habitantes, novos loteamentos e bairros surgiram e a grande ocupação trouxe preocupação à administração do município, o que gerou uma lei estadual que classificou Ribeirão Pires como área de Proteção e Recuperação de Mananciais, tornando obrigatória a preservação da Bacia Billings.
Após o lançamento da Agenda 21 Brasileira(2002), seguindo as recomendações da ECO-92, Ribeirão Pires despontou como uma das poucas cidades a se preocupar com o desenvolvimento sustentável, é um dos 29 municípios paulistas considerados estância turística e tornou-se-se município turístico em 1998, sendo a única da região metropolitana com este título.
Ribeirão, possui um considerável acervo arquitetônico, paisagístico, espaços culturais e pontos turísticos, entre eles citarei alguns:
Pedra do Elefante (Monumento Natural), CEH – Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, Festival do Chocolate, Morro e Igreja de Santo Antônio.
A cidade possui um site, http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/, onde você pode se informar sobre eventos, locais e horários.
Programe-se, vá conhecer Ribeirão Pires e toda sua história.
Respostas de 4
Sônia, moro a anos no ABC não conhecia as histórias de cada cidade estou aprendendo com você. Parabéns e continue a escrever. Beijos
Parabéns Sônia…estou amando saber mais sobre o ABCD…bjs
Adorei todo o conteúdo apresentado neste artigo sobre Ribeirão Pires. Parabéns Sônia querida! 🙂
Não sabia que era considerado um município turístico. Adorei! Parabéns Sônia ?