Yes, nós temos cartoon!

Quando era pequena adorava que minha mãe lia livros de contos e também alguns gibis. E, quando aprendi a ler, me encantei não só pelas histórias dos quadrinhos, mas principalmente pelos desenhos muito bem elaborados.

Qual adulto em sua infância, não tentou copiar os personagens criativos do mundo dos cartoons?

Mauricio de Souza é um cartunista que tem a maestria de encantar seus leitores e fãs de quadrinhos.

O gosto pela arte veio do pai que era poeta, pintor e compositor e da mãe, uma poetisa.

Desenhava desde pequeno e começou sua carreira desenhando cartazes e fazendo ilustrações para alguns meios de comunicação, como jornais e rádios. Foi também repórter policial e depois decidiu viver da arte.

Agora se você pensa que o primeiro personagem foi a Mônica, está redondamente enganado!

O seu primeiro personagem foi o Bidu, aquele cachorrinho azul do Franjinha. E mais uma curiosidade, o símbolo da empresa de Mauricio é o Bidu.

Já a personagem da Mônica foi criada em 1963, e ele se inspirou na sua filha.

Falar dos personagens criados por ele é mexer com a imaginação do leitor. Quem não se identifica com a menina dentuça que é valente e enfrenta tudo com o seu coelho (Mônica)?

Todos nós temos amigos imaginários, quando não, nossos anjos da guarda que nos protegem dos perigos sem sabermos (Anjinho).

Ou então aquele amigo querido que muitas vezes esquece de tomar banho, mas gostamos dele mesmo assim (Cascão).

E aquele amigo (a), guloso (a) que não pode ver uma melancia (Magali)? Todos nós temos!

Ou mesmo o colega que troca as letras ao tentar se explicar, e acaba se enrolando mais ainda (Cebolinha).

Enfim, um mundo imaginário, mas muito real pois a maior parte dos personagens foram inspirados em seus filhos e alguns amigos.

No Brasil temos grandes cartunistas, porém a dedicação ao público infanto-juvenil o fez se destacar porque acabou atingindo também uma massa significativa da população adulta.

Uma homenagem ao povo brasileiro, é o personagem Chico Bento, e sua namorada Rosinha, cujo sotaque arrastado remete ao Brasil sertanejo, caboclo, origem que todos nós brasileiros.

O traço escolhido por Mauricio para o desenvolvimento dos personagens e ambientação é simples, porém repleto de um colorido mágico.

Com a vinda dos Mangás, Mauricio diversificou seus produtos, conseguindo se manter em evidencia mesmo com um mercado competitivo.

Mauricio virou enredo de escola de samba, e hoje além dos tradicionais gibis, temos os mangás com a Turma da Monica jovem.

Concluo o meu texto chamando a atenção para a lição que ele nos deixa, pois suas histórias são sempre bem-humoradas, e tem sempre um fundo de moral no fim. Com finais felizes, e o bem sempre vence.

Yes, nós temos cartoon!!

Agenda Cultural

ROQUE SANTEIRO – O MUSICAL – Sinhozinho Malta, Viuva Porcina e Roque Santeiro estão de volta. Mas, desta vez, em um musical que promete reviver os grandes momentos de sucesso de audiência da novela exibida em 1985/1986.

LOCAL: Teatro Faap – Rua Alagoas, 903

QUANDO: Até 14/05

INGRESSOS: R$30 a R$90

ANITA MALFATI – 100 ANOS DE ARTE MODERNA – Inspiradora da Semana de Arte Moderna de 1922, a mostra traz obras desta artista ímpar, Anita Malfati. Desenhos e pinturas fazem parte da mostra. Vale a pena conferir!

LOCAL: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo – parque do Ibirapuera

QUANDO: Horário: ter – dom, 10h – 18h. Bilheteria até 17h30 Até 30/04.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens