Está provado que consumir é um ato de prazer. O difícil é pagar o preço alto pelo consumo por impulso como estocar roupas e sapatos sem uso, como livros não lidos e alimentos perdidos que ultrapassaram a data de validade. O que gera acumulo de dívidas o que chamamos de dinheiro desperdiçado.
Para driblar essa impulsividade e ter consciência dos motivos que nos levam a perder o controle diante do apelo do marketing, duas razões são a falta de prioridade, como a qualidade de vida, alimentação, as saídas ou está na moda, acaba limitando o seu estilo de vida.
Outra razão é o emocional quando bate aquela infelicidade, se estamos carentes e propensos a ceder os estímulos do marketing.
A mulher por natureza peca muitas vezes pelo prazer de se sentir bela comprando o que não precisava para mostrar pra se mesma que se cuida.
É comum você sair de casa para comprar um item e voltar com sacolas a mais.
Existe a compra por impulso positiva e a compra negativa e o que diferencia isso?
A compra positiva é aquela que você precisa, mas talvez não fosse comprar naquele momento e aquela compra negativa que acontece pela emoção ou manipulação do vendedor.
Eu realmente precisava disso? é a pergunta difícil, de responder quando as pessoas têm abundancia de escolhas de consumo e não precisam de mais nada.
Sempre falo para as clientes se questionarem se realmente precisava daquela peça nova, o ponto decisivo na escolha das compras. Quando compramos coisas muito parecidas, temos a sensação de que não temos nada para usar… importante pensar se realmente aquela peça seja o seu “estilo.
Não tente ter o estilo que não seja o seu mesmo que seja uma tendência e você achou lindo nos outros.
Procure enxergar o que te ajuda a ser a melhor versão de você mesma .
Na compra consciente, verifique as etiquetas das peças que vem sempre costuradas na lateral para conferir a matéria prima.
Quando você verifica, prova que escolheu consciente, se é fácil de cuidar e se ela serve para o seu estilo de vida.
Aconselho NÃO comprar para suprir uma carência emocional- não pode ser uma fuga e nem uma recompensa.
As roupas novas não vão suprir a falta de auto estima, a tristeza, nossa carência afetiva e nem curar um relacionamento vazio e nem a vida sem proposito.
COMPRA CONSCIENTE É PONDERAR TODO O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO.
Curta a vida para que o prazer das compras fique pequeno diante do resto.
Um beijo da Zaida e até o próximo domingo !
@zaidacosta_estiloeimage