Dizem que o melhor para esquecer um tropeço é voltar a caminhar. Depois de um revés histórico contra um de seus maiores rivais, o Palmeiras tem a chance de “virar a página” nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores da América. O problema é que receber uma equipe tradicional e acostumada com a competição: o Boca Juniors.
O time da capital argentina tem seis títulos e é o segundo time que mais venceu a competição ( o líder é o Independiente que tem sete taças) e deverá ter reforços importantes no duelo de ida pela terceira rodada do grupo 8, no qual o alviverde paulista está na liderança com 100% de aproveitamento: duas vitórias.
O Boca Juniors também vem de uma derrota em sua casa, o estádio La Bombonera, palco do duelo da volta contra os paulistas, dia 25 deste mês. O líder do campeonato argentino foi derrotado em seus domínios pelo pequeno Defensa & Justicia, mesmo time que ajudou a derrubar Rogério Ceni na copa sul-americana do ano passado. O placar em Buenos Aires foi 2 a 1 para a equipe visitante.
O Palmeiras vem de uma derrota muito mais emblemática. Tinha a vantagem do empate contra o Corinthians para conquistar o campeonato paulista de 2018. Tomou um gol de Rodriguinho com menos de um minuto de jogo, correu atrás, reclamou da arbitragem e de pênaltis não marcados e precisou disputar o título, diante de mais de 41 mil torcedores, nas cobranças de penalidade. O goleiro adversário fez duas defesas e ajudou o Corinthians a levantar a taça dentro da casa alviverde. Uma derrota gigante.
Resta saber como vão reagir as duas equipes que colecionaram prejuízo no último final de semana. Para azar do Palmeiras, o Boca Juniors relacionou o veterano Carlitos Tevez para esse duelo. Tevez jogou no rival Corinthians e sempre incomodava a equipe alviverde durante seus tempos de alvinegro. O meia atacante de 34 anos não joga desde 18 de março por conta de uma lesão na panturrilha direita. Outro que volta a equipe será Pablo Peres. No time brasileiro a volta quase certa do volante Felipe Melo que estava suspenso no último jogo do Paulistão e não enfrentou o Corinthians.
Até um empate pode ser considerado ruim para o líder do grupo. O Palmeiras tem 6 pontos ganhos e o Boca é o vice líder com 4. Ocorre que depois o time argentino fará dois jogos em casa na volta da fase de grupos. O Palmeiras, apenas mais um. Allianza Lima, do Peru, tem 1 ponto até agora, o Junior Barranquilla ainda não pontuou e completam o grupo.
O Palmeiras optou pelo silêncio, desde o tropeço, até agora. Apenas divulgou uma nota rompendo oficialmente com a Federação Paulista de Futebol. Nesta quarta-feira, os palmeirenses terão que falar. E fazer, também. Até perder o título em casa, da maneira como foi, o Palmeiras estava embalado. Resta saber como vai reagir três dias depois de ver a chance de ser campeão diante de sua torcida, escapar do jeito que escapou. A esperança verde é que o Boca também vem de um golpe sofrido. Vamos aguardar para ver quem se recuperou do baque mais depressa. Qual deles vai virar a página mais depressa? Você arrisca um palpite?