Flávia Raucci: Comprando meu primeiro cavalo

Há alguns anos, já faz parte da minha rotina atender pessoas que estão em busca do seu primeiro cavalo.

Acho gratificante acompanhar e fazer parte desse processo. Orientar os futuros compradores, que na maioria das vezes chegam muito empolgados e animados, mas sempre com muitas expectativas e dúvidas nas entrelinhas.

Aí que entra a velha questão: “ O que eu preciso saber antes de comprar o meu cavalo?”

Escolher parece um processo fácil e apenas visual. Mas não é tão simples como parece.

É de suma importância que o comprador identifique quais são as qualidades que busca no seu animal e certificar-se que o mesmo as possui.

Todos os dias atendo compradores com expectativas completamente diferentes. Uns buscam animais dóceis para conviverem com crianças. Outros buscam animais para participarem de competições, provas e exposições. Atendo também clientes que buscam apenas a beleza, assim como aqueles que se preocupam com a marcha, equilíbrio e comodidade de sela para usá-los em cavalgadas. E ainda há aqueles que buscam tudo isso em um único animal.

Nós temos a sorte de criarmos e comercializarmos uma raça que reúne todas essas qualidades em um só animal. Então não tenho problemas para atender essa demanda.

A busca de informações sobre o animal que você irá comprar e sobre o seu criatório de origem, são a alma do negócio.

Procure animais registrados. O registro assegura e valida as informações que você recebeu sobre o animal, como por exemplo a filiação, idade e raça.

Seja curioso! “Pergunte muito. Pergunte sobre tudo.” Procure saber o histórico do criatório.

Quanto tempo de criação ele tem, se possui veterinários e técnicos contratados, como alimentam e nutrem seus animais. Visite o local, observe como é o manejo e como os animais são tratados. Conheça os profissionais que lá trabalham, converse com o treinador, e se possível, entre em contato com o proprietário. Crie vínculo com este criatório e assegure-se de que ele fornecerá todas as informações e orientações necessárias para que você inicie bem, o processo de criação e manutenção do seu animal.

Veja Também  Márcia Sakumoto: Padarias no Japão

Passada a etapa da compra, preocupe-se com as condições do local em que você deixará o seu cavalo. Nem sempre os compradores possuem propriedades rurais, e quando possuem, precisam adaptá-las para atender as necessidades dos animais. Os que não possuem recorrem à hípicas e centros de treinamento, os quais cobram mensalidade para acomodá-los, tratá-los, alimentá-los, treiná-los e exercitá-los.

Já falamos um pouco sobre isso em outras matérias. Esta escolha deve ser minuciosa. Procure saber se os proprietários, administradores e treinadores residem nos centros de treinamento.

Este detalhe faz toda a diferença. Porque estar presente, é o que lhe assegura de que seu cavalo estará sendo observado de perto, todos os dias, em todas fases e etapas.

O que me fascina ao atender futuros usuários e criadores, em um primeiro momento, é o encantamento que o cavalo provoca. Eu vejo o brilho nos olhos, assisto paixões nascerem, motivadas pela beleza, magnitude, força que o cavalo possui e principalmente pelo desejo de criar vínculo afetivo com o animal escolhido. Por isso, faço questão de acompanhar de perto essas histórias porque me sinto como parte delas.

A cada venda que realizo, me sinto como um padre que realiza um casamento. Parece engraçado, mas é a sensação que tenho. Porque a cada venda realizada, nasce uma nova história de amor.

Até a semana que vem pessoal, com mais cavalos em nossas vidas!!!

*Foto: Heloisa Müller

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens