Lordello: É seguro manter foto no perfil do Whatsapp?

Recentemente, um amigo, que não vejo há muitos anos, conseguiu meu número de celular e me adicionou no Whatsapp.

A primeira mensagem que me enviou pelo aplicativo foi a seguinte: “Olá Lordello, tudo bem? aqui é o Orlando, estudamos juntos no colegial. Peguei seu fone com a Mariana, que mora perto da sua casa, mas não sei se o número é correto, pois não aparece sua foto no perfil”.

 

Assim que recebi a mensagem, fui olhar a foto que constava no perfil do remetente e reconheci o amigo de escola. Após breve conversa pelo aplicativo, ele me fez a seguinte indagação: “Lordello, por que você não coloca sua foto no perfil; fica mais fácil ver que o telefone é realmente seu? Minha resposta foi incisiva: “Recomendo que retire sua fotografia do perfil, onde, por sinal, você está em companhia de uma garotinha, que, provavelmente, é sua filha”.

 

O amigo Orlando ficou curioso e retrucou: “Mas por que devo retirar minha foto do perfil do Whatsapp? Qual o problema?” Fui curto e grosso: “Por questões de segurança pessoal”.

 

Então, passei a explicar os motivos através de uma pergunta enigmática: “Caro amigo, quando alguém aperta a campainha da sua casa ou apartamento, você abre a porta imediatamente ou procura conversar com o estranho pelo interfone?”. “Lordello, é claro que não abro a porta, não sei quem está querendo falar comigo”.

 

Nesse momento concluí meu raciocínio: “Não permita que o aplicativo Whatsapp seja uma porta aberta de informações sobre sua vida. Com a popularização dessa ferramenta de comunicação, bandidos digitais criaram uma série de golpes visando obtenção de lucro financeiro. Portanto, manter foto pessoal no perfil ou inserir na fotografia imagem do(a) parceiro(a), filhos, veículo ou residência, é perigoso porque estará fornecendo informações preciosas que poderão ser usadas contra você”. Meu amigo de colégio agradeceu a dica de segurança e imediatamente retirou sua foto no aplicativo, onde estava na companhia da única filha, de 10 anos.

Veja Também  Presídios no Brasil com “pós-graduação em crime” 

 

É importante compreender que para melhorar a segurança pessoal e familiar é preciso limitar ao máximo informações desnecessárias na internet.

 

Tenho recebido via Whatsapp mensagens de pessoas desconhecidas que desejam iniciar bate-papo com conversa fiada. Sabe qual é minha resposta? Na verdade, não retorno a mensagem, simplesmente oferto um sonoro “bloqueio”, assim garanto minha segurança.

 

Preserve a sua também, retire imediatamente sua foto no perfil no Whatsapp.

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens