Ana Karin estreia coluna Elas.com falando sobre sororidade

sororidade

Olá minha amiga, meu amigo. Muito prazer, eu sou Ana Karin, e a convite do Luiz Andreoli estarei com vocês aqui para falar sobre empoderamento feminino, o papel da mulher na sociedade e outros tantos outros temas importantes na atualidade.

Antes de mais nada, eu gostaria de agradecer imensamente ao Luiz Andreoli pelo convite e pelo espaço para escrever sobre um assunto tão importante para mim.

Como primeiro tema desse nosso encontro semanal, eu quero falar sobre algo muito importante e pouco conhecido: a sororidade!

Sim, sororidade. Você leu corretamente. Um termo que pode parecer estranho, mas que traz um significado maravilhoso: uma relação de irmandade, de aliança, de amizade entre mulheres que compartilham os mesmos ideais, o mesmo olhar que enxerga a importância da luta pelos direitos e pelo reconhecimento do valor da mulher na sociedade.

Nós mulheres, unidas, já conquistamos muitos avanços em nossa participação na sociedade. Mas a luta não foi fácil. Apenas para destacar algumas dessas muitas e importantes conquistas, cito: a luta pelo direito ao voto feminino na década de 1930, sendo que somente em 1979 uma mulher assumiu o cargo de Senadora (Suplente). Em 1985, é implementada a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher em São Paulo. Em 1996, o Congresso Nacional incluiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. A Lei 11.340, intitulada “Lei Maria da Penha”, foi sancionada em 7 de agosto de 2006, um verdadeiro marco na defesa da mulher brasileira. Em 2010, tivemos a primeira mulher eleita Presidente do Brasil. Muitas mulheres estão hoje em cargos de liderança, tanto no setor privado quanto no setor público.

Veja Também  Lilian Schiavo: O mundo mudou e você acompanhou?

Mesmo com todo esse avanço, infelizmente ainda há muito por ser feito. Basta olhar para alguns dos resultados apontados pela pesquisa divulgada pelo IBGE no começo deste ano: apesar de representarem hoje a maioria com ensino superior no mercado de trabalho, as mulheres continuam ganhando cerca de 24% menos que os homens nas mesmas funções. E daquelas guerreiras que trabalham como empregadas domésticas, mais de 70% ainda continuam sem registro em carteira. Na representatividade política, as mulheres ainda são a minoria nos cargos em todas as esferas. Sim, há muito ainda para ser feito, minha amiga.

Por isso que a sororidade é tão importante! É preciso a união de mulheres de bem para exigir mudanças, exigir direitos e oportunidades iguais e, através do olhar feminino, nortear novos caminhos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa no Brasil.

Como coordenadora do PRB Mulher São Paulo, eu acompanho muitas iniciativas capitaneadas por mulheres visando a inserção e a valorização da mulher na política. Percorrendo todo o estado de São Paulo, posso comprovar todo o potencial latente de mulheres que apenas precisam de um pequeno incentivo para que façam a diferença em sua comunidade, em nosso estado, em nosso país.

Pense nisso, minha amiga.

Não deixe de demonstrar seu interesse nos comentários abaixo. Muito obrigada e até a próxima.

Loading

Respostas de 10

  1. Parabéns Ana Karin gratificante ter vc nós representando e falando de assuntos importantes de grande relevância para que nossas lindas mulheres recebam informações valiosas.
    Grande beijo sucesso

  2. Todos sabemos que o voto é o poder que a população tem de decidir seu futuro, mas para tomar posse desse poder nossos pais e avós tiveram que lutar muito.
    Porém para nós mulheres essa luta não encerrou se com a conquista do direito de votar, temos na verdade que exercer esse direito com sonoridade e seriedade, escolhendo pessoas que lutem por nossos ideais, que nos representem.
    Parabéns querida Ana por abordar um tema tão importante e necessário nos nossos dias.

  3. Como mulheres devemos nos unir e apoiar outras mulheres, conheço a Ana Karin e é uma pessoa integra, responsável e educada! Muito feliz por ela se dedicar tanto a dar voz para nós mulheres!
    Parabéns continue sempre fazendo esse trabalho maravilhoso

  4. Ana, gostei muito do texto. Parabéns!!

    Muito bom ver a união e luta das mulheres e nós homens temos de dar todo o apoio.

    Vou acompanhar a coluna todo sábado. Um abraço

  5. Parabéns Ana Karin,

    Já te acompanho pelas redes sociais e agora por aqui também. Agradeço por sempre nos manter informada.
    Parabenizo também ao Luís Andreoli por ter você como colunista,
    Sucesso para vocês

  6. Ana Kariin querida , adorei ler suas palavras como sempre muito bem escrita e muito bem colocadas !!! São pessoas como vc que precisamos ter mais no nosso pais olhando e zelando pelos direito das mulheres que foram esquecidos e negligenciados durante anos a fio e ainda são.
    Temos que continuar lutando para uma sociedade mais justa perante ao direitos e obrigações da mulher, pode sempre contar com o meu apoio.
    Abracos

  7. Parabéns Ana Karin, excelente texto e conteúdo ! É muito bom saber que temos uma pessoa competente e integra, pra manter a união das mulheres com informações esclarecedoras ! Sucesso !!!

  8. Ana karin parabéns pela iniciativa de sempre lutar pelo nosso espaço na sociedade. Amei o texto com muito conteúdo muito esclarecedor! Unidas venceremos,pode contar com meu apoio para vencer está empreitada. Super beijo e sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens