Ana Karin – Heroínas: nossas inspiradoras

heroínas

Olá, minha amiga, meu amigo. Como estão? Hoje vamos falar sobre um tema muito inspirador: as heroínas. Mulheres especiais que se destacam e nos presenteiam com verdadeiras lições de vida, enchendo nossos corações de orgulho e de inspiração para que também façamos o bem.

Normalmente, nós utilizamos o termo herói ou heroína para identificar alguém que, com muita bravura, coragem e determinação, foi responsável por atos e ações excepcionais, fora do comum. Outra característica do herói ou da heroína é seu caráter generoso, humanitário, sem motivos egoístas ou para seu benefício próprio, enfatizando os princípios da ética e da moral na busca do bem-estar do próximo.

Há mais de 2 mil anos, o teatro clássico grego já apresentava o personagem do herói como alguém, muitas vezes de origem comum, que tinha que enfrentar diversos desafios, muitos considerados sobrenaturais, colocando sua vida em risco na luta para conquistar benefícios da maioria dos seus semelhantes.

Os heróis e as heroínas seriam, assim, modelos de comportamento e referências de boa conduta para aquela sociedade.

Hoje, muitos personagens criados com base nessas categorias e transformados em produtos da bilionária indústria do entretenimento fazem sucesso por todo o mundo dos super-heróis, como a Mulher Maravilha, por exemplo.

Mas hoje quero pontuar e destacar outras heroínas. As heroínas da vida real. Mulheres de carne e osso e com muita coragem nas veias que lutam, ou lutaram, por uma sociedade mais justa para todos. Mulheres que enobrecem o poder feminino na busca constante por uma sociedade mais justa, paritária nas oportunidades, buscando criar uma atmosfera de igualdade entre homens e mulheres.

Está no sangue da brasileira ser guerreira, de bater no peito e assumir a responsabilidade para cuidar da família e trabalhar. No Brasil, o número de famílias chefiadas por mulheres mais que dobrou na última década, segundo o IBGE, chegando a 40% dos lares. São heroínas que batalham no dia a dia para sustentar e dar uma vida mais digna para seus familiares.

Veja Também  Flávia Andreoli: O amor não tem cor

A mulher brasileira sempre teve um perfil desafiador, determinada ao não conformismo, a lutar pelos seus ideais de justiça, protagonizando momentos marcantes de mudança em nossa sociedade. Como não falar da Princesa Isabel que, em 13 de maio de 1888, ao assinar a Lei Áurea, acabou um dos capítulos mais sombrios da nossa história: a escravidão?

E como não lembrar e enaltecer outra heroína, mulher guerreira, cuja coragem ajudou a criar uma das mais importantes leis recentes de amparo e proteção à mulher, a farmacêutica cearense Maria da Penha? Foi por sua força e coragem em expor seu drama pessoal, que hoje podemos contar com a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, como Lei n.º 11.340, que visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar.

Eu poderia continuar e listar dezenas, centenas, milhares de exemplos da força e da garra da mulher brasileira. O que, infelizmente, não é possível nesta coluna.

Mas nesse clima de Copa do Mundo, quero terminar parabenizando, mais uma vez, um time inteiro de heroínas, as guerreiras da seleção feminina de futebol, heptacampeã da Copa América em abril desse ano. O time de Marta, eleita cinco vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, mostrou que já quebramos também o estereótipo de que futebol é coisa de homem.

Esses poucos exemplos de mulheres de destaque que eu citei hoje, minha amiga, é para reforçar para você que nós podemos fazer a diferença! Juntas, nós mulheres podemos lutar e, sim, transformar nosso país. E é isso que nós temos que ter como ideal!

Quem faz a nossa história somos nós mesmas. Por isso, faça com que suas atitudes sejam lembradas como as de uma heroína.

Veja Também  Rosendo, Dopp & Dolata estreiam coluna "Cadê meu advogado?"

Obrigada e até a próxima semana.

Loading

Respostas de 13

  1. Parabens pelo texto ! Sempre importante destacar e enaltecer as conquistas e participação cada vez maior das mulheres em nossa sociedade . Parabéns também pelo empenho em valorizar o papel feminino e buscar sempre uma Pais melhor e mais justo!

  2. O perfil desafiador, determinada ao não conformismo, é realmente uma característica mto forte em vc e que nos inspira, que serve de exemplo a ser seguido.
    Obrigada Ana, por esta coluna e por fazer a diferença.

  3. Querida Ana Karin!
    Excelente artigo! As brasileiras mostram cada vez mais a força e a garra que tem! Precisamos de muitas mulheres na Política para ajudarmos essas guerreiras, sofredoras em muitos aspectos da sociedade!
    Parabéns pela sua coluna.Bjosss

  4. Parabenizo veementemente, uma jovem mulher, digo jovem porque conheço Ana Karin desde sua adolescência, e consigo claramente separa o político profissional do político vocacionado.Ana Karin é “VOCACIONADA”, não a vejo de outra forma, pois com a experiência em vários cargos públicos e essa sinergia com o ser humano,ela luta pela dignidade humana e em estar sempre com projetos que tragam resultados positivos para nossa sociedade brasileira.
    Por esse motivo, apóio a Ana Karin para Deputada federal.Conte sempre comigo.

  5. Quero deixar meus parabens a Ana Karin por mais essa atividade em seu vasto currículo. Texto educativo escrito de forma simples e fácil entendimento, quase uma conversa entre amigos. Parabens pelo tema tão importante de se lembrando e exaltadado. Ansiosa pela próxima semana. Bjs

  6. Prefeita em Cruzeiro virou nome!!! Foram oito anos de derterminção, lutas e muita garra. Guerreira incansável, sensível, inteligente e cheia de fé.
    Parabéns Ana Karin!!! A vitória é sua e nós só temos a ganhar com mulheres como você, que faz a diferença.
    Texto excelente e a prática eu conheço de perto!
    Beijo e um forte abraço da Associação Expand’Art.

  7. Minha querida eterna Prefeita, que orgulho de ver cada vez mais representando as mulheres e lutando por um país mais justo! Sucessos! Bj

  8. Excelente matéria. Ana Karin é realmente uma mulher surpreendente. Com uma história de tanto sucesso, ainda nos brinda com a arte de escrever. Nota 1000.

  9. Parabéns a Ana Karin, por mais este trabalho! Mulher brilhante , que nos representa em todos os sentidos e nos surpreende , a todo momento com ações inovadoras e determinantes para o posicionamento da mulher brasileira .

  10. Excelente texto! Parabéns Ana Karin pela clareza das palavras , enaltecendo com informações importantes e valorizando o papel da mulher na sociedade!

  11. Parabéns, caríssima Ana Karin por seu texto e por sua luta! Você, certamente, é uma heroína brasileira determinada a melhorar não apenas as condições de vida das mulheres do nosso país, mas também, a impulsionar a tomada de consciência da importância e do valor delas na emancipação cívica, ética, cultural e espiritual de todo o planeta!Meu abraço e minha admiração a você!
    ???????????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens