Lilian Schiavo: Somos mulheres com muito orgulho!

mulher

Às vezes me pego pensando como é bom ser mulher.

Temos algumas características que nos fazem únicas.

Outro dia fui almoçar com a VP de uma instituição, ela tem um currículo assustador de tão bom, estudou e trabalhou em diversos países, tem uma carreira de sucesso e um cérebro brilhante. Tem uma postura típica de vencedora, é sem dúvida uma mulher forte e muito corajosa.

Nosso almoço durou quase 4 horas e foi um dos melhores que já tive, conversamos o tempo todo sem pausas, os assuntos surgiam com uma fluidez impressionante. Óbvio que contamos as histórias de nossas vidas, sem medo de expor as nossas dores, as perdas que tivemos e também nossas conquistas.

Não nos detivemos a falar da vida profissional, mas contamos histórias de nossos pais, de onde viemos, quem somos, como vivemos.

Vamos trabalhar juntas em alguns projetos para capacitação de mulheres, para ajudá-las a se tornarem empreendedoras e donas do próprio negócio.

Queremos que todas consigam entender a diferença entre custo fixo e custo variável, receitas e despesas num movimento de caixa, que saibam ler um balanço patrimonial, um contrato ou um projeto, que aprendam como abrir uma ME, conhecer as leis trabalhistas vigentes bem como a legislação previdenciária.

Uma empreendedora precisa adquirir conhecimento técnico e  aprender o máximo possível para saber escolher entre tantas opções que o mercado oferece, quanto mais estudar maior a chance de sucesso.

Ouço muitos relatos de pessoas que tiveram perdas financeiras ou chegaram a falir por acreditar em contadores, advogados e pessoas de confiança. Na maioria das vezes isto acontece não só por ingenuidade, mas porque não entendemos realmente o que eles estão fazendo ou falando, e talvez por vergonha de parecer despreparada não perguntamos ou pedimos maiores explicações.

Veja Também  Fernando Calmon: Concessionárias estão no pronto-socorro

Quantas de nós ao falar com o gerente de banco ou com um consultor financeiro percebe que existe uma linguagem específica que é quase como um outro idioma? Tantas siglas, nomes em inglês, explicações totalmente incompreensíveis para leigos.

Para mim, a liberdade é conquistada com sabedoria, quando entendemos o que estão nos dizendo e somos capazes de opinar. Precisamos ser porta voz de nossos anseios, sem precisar de alguém para falar por você.

Óbvio que, no final do longo almoço, nos tornamos grandes amigas e aptas a trabalhar de forma eficiente e harmoniosa, como é bom saber com quem estamos dividindo nossos sonhos! Não tem preço!

Nós gostamos de falar, expressar nossos sentimentos, olhar nos olhos, dar muita risada, chorar juntas quando necessário e torcer pela felicidade e sucesso da amiga-irmã.

Claro que existem exceções, afinal, somos falhas e às vezes surge uma inveja branca e uma nuvem negra nos pensamentos. E se isto acontecer lembre dos bons momentos, de como ela lutou para chegar onde está e principalmente pense que se ela chegou você também pode conseguir e melhor,  pode  até superar.

Tenha uma mente aberta para o seu sucesso e também para o sucesso dos outros. Acredite no ganhar-ganhar, ninguém precisa perder para você conseguir seu espaço, muito pelo contrário, vamos crescer juntas! Você ganha, eu ganho! Vamos ter só vencedoras!!

Vamos torcer umas pelas outras.

Finalizo com uma frase de Albert Einstein:

“Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir,  pois para mim, vencer é nunca desistir.”

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens