Fitness: Musculação para crianças

musculação

Muito comum ocorrerem dúvidas quando se trata de Musculação para crianças.

No texto de hoje irei responder algumas dessas perguntas.

Veja abaixo as três principais dúvidas:

 

1) Meu filho não vai se machucar?

O risco de lesões no treinamento de musculação em crianças e adolescentes sob orientação é muito menor do que quase qualquer esporte recreativo “de criança”. Isso significa que treinar pode ser mais seguro que jogar futebol, vôlei ou basquete. Pois esportes de contato (ou sem contato) aumentam o risco de lesão ou até mesmo uma simples brincadeira, como por exemplo “pega pega”, por não ter um real controle da situação, pode acarretar entorses ou quedas.

 

2) Meu filho não vai parar de crescer?

Durante algum tempo muito se falou que levantar peso em uma academia, devido às “altas” cargas, iriam lesar a estrutura óssea ou locais de desenvolvimento ósseo. Embora exista de fato um tipo de fratura onde isso acontece por compressão axial, ela se caracteriza por traumas de alta energia como quedas de altura e vem sempre acompanhadas de dor e edema local. Na há evidências que mostre que levantar peso danifique a fise.

Até porque ao treinar sob supervisão, a criança/adolescente e a carga estarão sempre sendo monitorados.

 

3) Com que idade ele pode começar?

A resposta aqui é relativa. Não existe um limite etário do ponto de vista ortopédico para o treino de força. O que se determina é que a criança pode começar a treinar a partir do momento que ela tenha maturidade para encarar a sala de pesos como local de trabalho e não de brincadeiras, evitando lesões não por conta do treino e sim por conta de acidentes eventuais. Entende-se que essa idade seria por volta dos 5-6 anos, embora em países do leste europeu onde a cultura do treinamento é muito mais arraigado, podemos ver criança bem mais novas que isso treinando sem prejuízos.

Veja Também  Flávia Raucci: Cavalo sente dor de dente?

Bons treinos, para vocês e seus filhos.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens