Rodrigo Donati: SDMA

SDMA

Em nossa coluna de hoje falaremos sobre um exame que recentemente chegou ao Brasil por meio de um renomado laboratório internacional que veio ajudar muitos de nós veterinários e, em consequência, nossos pacientes. O exame em questão, como vocês já podem ter visto, chama-se SDMA (dimetil arginina simétrica).

Trata-se de um biomarcador sanguíneo do estado dos rins. A grande vantagem deste exame é que agora conseguiremos detectar problemas renais, muito frequentes em felinos e algumas raças de cães, mais precocemente.

Para se ter uma ideia, antes desse marcador o exame padrão que utilizávamos era a creatinina. O problema é que para notar-se alterações séricas a injúria renal deveria ser de no mínimo 75%, já nos caos.

Quando utilizamos o SDMA detectamos alterações em injúrias renais a partir de 25%, o que nos dá a possibilidade de tratamento mais precoce e consequentemente uma sobrevida mais longa para nossos pacientes.

Essa é uma grande notícia e uma grande evolução da medicina veterinária. Além de contribuir para a detecção precoce de problemas renais nos animais, ainda pode prolongar a vida e ajudar a manter e melhorar a saúde dos nossos pets.

Espero que tenham gostado da novidade!

Boa semana a todos e até a próxima.

 

Atenciosamente,

Petshop Bichos da Mata

3079-4760

Loading

Veja Também  Rodrigo Donati: A Raiva está de volta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens