Fabiane Cruz: 5 dicas para lidar com a ANSIEDADE

ansiedade

A ansiedade e o estresse são manifestações naturais do nosso organismo para nos proteger em situação de perigo.

Suponha que você entrou no mar, aqueles bem calmos, para um mergulho relaxante. E enquanto está lá contemplando aquele fim de tarde eis que vê a sombra de um tubarão muito próximo a você: seu corpo entra em estado de alerta, suas pupilas dilatam, o sangue se concentra nas extremidades dos seus membros como costas, braços e pernas, seu ritmo cardíaco é acelerado, seu corpo produz mais cortisol, consequentemente o fígado produz mais glicose o que aumenta seu nível de açúcar no sangue, entre outras reações que acontecem em menos de meio segundo. Tudo isso para que você elabore e cumpra uma plano de luta/fuga e sobreviva à aquele perigo.

Mas passada a situação perigosa, seu corpo tende a relaxar e voltar a homeostase inicial.

O problema de quem sofre com a Ansiedade e que esses estados de alerta são muito frequentes, geralmente associadas a situações do dia a dia em que não há risco de vida envolvido. Quase tudo passa a gerar ansiedade e o corpo não consegue relaxar. O que acaba piorando o estado emocional que geralmente já está bastante desgastado.

Portanto, enfrentar os sintomas ansiosos tem grande relevância quando se trata de bem-estar e qualidade de vida.

Seguem 5 dicas simples para ser aplicada no dia a dia (lembre-se que tudo é que uma questão de prática, determinação e disciplina! Tudo o que é praticado tem alto potencial de se transformar num novo e saudável hábito).

  • Pratique Atividade Física (dica de ouro para sua vida) – O exercício físico é altamente eficaz no combate à depressão e ansiedade. Ajuda muito na disposição e energia, controle de peso, além de ser a única forma de desenvolver e manter seu tônus muscular. Acredite, eles farão muita falta quando você for mais velho. E de uma vez por todas: não é peso que você perde, é saúde que você ganha ao praticar uma atividade física.
Veja Também  Arthur Gimenes: Há tempos são os jovens que adoecem

 

  • Relaxamento Respiratório (diafragmático) – Estar atento a respiração e controlá-la em momentos de ansiedade é fundamental para recuperar o equilíbrio e acalmar-se. Você necessita “parar” por um instante, concentrar sua atenção na forma como está respirando e então inspirar profundamente pelo nariz, enchendo o peito e não a barriga. E soltar o ar lentamente usando o nariz e a boca. Faça isso algumas vezes e o seu corpo irá responder baixando o nível de ansiedade.

 

  • Relaxamento Muscular Progressivo – Igualmente eficaz no combate à um ataque de ansiedade. Um dos sintomas da ansiedade cronificação é o enrijecimento da musculatura. Sabendo disso, o ideal é que você faça de 5 a 10 respirações diafragmáticas e então comece a concentrar-se em cada parte específica de seu corpo (começando pelos pés, depois pernas, abdômen, costas e pescoço) uma de cada vez e comece a tensiona-los por alguns segundos, seguidos de um relaxamento. Mas é preciso estar atento e consciente de cada movimento (tensão e relaxamento).

 

  • Freie Pensamentos Negativos – Eles são o combustível para qualquer tipo de sofrimento emocional. Use a técnica do PARE: ao perceber que está alimentando pensamentos negativos diga para si mesmo PARE! Preferencialmente em voz alta. Você pode visualizar um semáforo mudando da cor laranja para o vermelho (que você vai associar a necessidade de PARAR e mudar o pensamento). Você então recupere uma boa lembrança da sua memória, como uma praia paradisíaca. Ou pode criar uma imagem mental que lhe agrade e ajude a relaxar. Mas atenção, não desanime se não conseguir nas primeiras tentativas, como eu disse no início do texto, tudo é uma questão de prática e esforço. Seja gentil com você ao tentar modificar e adquirir hábitos.

 

  • Esteja com pessoas que você ama – Família, amigos, namorado: Abrace-as, beije, jogue conversa fora… nada pode ser mais caloroso para uma pessoa que bons momentos com pessoas amadas. Construa boas memórias e sua mente lhe agradecerá.
Veja Também  Gio Giacomini: Que tal um Detox personalizado?

Você reparou que todas as 5 dicas não dependem de ninguém além de você mesmo. Tudo depende do compromisso que assumimos conosco.

Vale lembrar que nada substitui a avaliação e acompanhamento de um profissional.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens