Para um brasileiro, quem sabe, a redenção. Para uma brasileira, talvez, a consagração de uma temporada perfeita. Vem aí a tradicional premiação da revista France Football. A bola de ouro, e Neymar e a rainha Marta estão concorrendo.
A bola de ouro é uma tradição que começou em 1956. Entre 2010 e 2015, foi uma ação conjunta com a FIFA. Mas isso é passado.
E o futuro da premiação que vem de décadas, também tem suas novidades. Pela primeira vez e revista France Football vai premiar as mulheres.
São 15 mulheres concorrendo a premiação inédita. E a rainha Marta está entre elas. A brasileira, recentemente, entrou para a história ao ser escolhida pela sexta vez como a melhor jogadora do mundo pela FIFA. A Federação Internacional de Futebol.
A France Football também selecionou 10 atletas e vai premiar a categoria do melhor jovem do mundo. O atacante Rodrygo, já negociado com o Real Madrid, mas ainda atuando pelo Santos, é o nosso representante.
A revista também selecionou 30 nomes para a premiação do jogador “bola de ouro” de 2018. Neymar está entre eles. O brasileiro que fracassou na Copa da Rússia. Que foi colocado em segundo plano no PSG depois do brilho de Mbappé no Mundial, pela Seleção Francesa, que foi descartado pela FIFA na escolha do melhor da temporada, tem a chance de mudar tudo no final da temporada.
Nessa listagem especial, o Brasil tem ainda o goleiro Alisson, o lateral esquerdo Marcelo e o atacante Roberto Firmino, também concorrendo.
Os eleitos vão ser anunciados no dia 3 de dezembro. Participam da escolha, 176 jornalistas do mundo inteiro. O camisa 10 Neymar. Quem sabe a volta por cima. A camisa 10 Marta. Quem sabe, o fim de uma temporada perfeita.
O camisa 9 Rodrygo. Quem sabe, um reconhecimento prematuro para uma carreira projetada para surpreender? Acreditar não é proibido. Nem sonhar.
Mas olhando para o presente, seria espetacular para Marta a bola de ouro. Seria fundamental para Neymar, já, a bola de ouro, também. Seria a volta por cima para novas temporadas. Capacidade ele já mostrou. Dificuldade ele já viveu. Futuro, claro que ele tem. Vamos aguardar os votos e torcer para aqueles que podem fazer a diferença. E a gente sabe disso.