Flávia Raucci: Perspectivas para 2019

cavalos

“O mercado dos cavalos avança na contramão do cenário da crise econômica do País.”

 

Enquanto o Brasil enfrentava uma crise econômica que afetava diferentes setores, o mercado de cavalos, continuou crescendo e se tornou um dos mercados mais lucrativos dentro do agronegócio brasileiro.

Em crescimento, mercado de equinos movimenta R$ 7,2 bi ao ano e gera mais empregos que indústria automotiva:

A indústria do cavalo continua empregando hoje, seis vezes o que emprega a indústria automobilística no país. São 3,2 milhões de trabalhadores no setor, entre empregos diretos e indiretos, que movimentam um montante de R$ 7,3 bilhões ao ano,principalmente nas  áreas de produtos veterinários e laboratoriais, exposições e leilões, transferência de embriões e reproduções. Os dados são do Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo, realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/SP).

Com 5,9 milhões de animais, o Brasil tem hoje o terceiro maior rebanho equinos do mundo, perdendo apenas para China e México. Responsáveis pelo desenvolvimento dos principais ciclos econômicos do país, desde o Pau-Brasil, passando pelo açúcar e os metais preciosos, esses animais continuam movimentando a economia no século XXI.

No Brasil,existem 26 raças de cavalos, e cada uma delas tem seus padrões e sistemas de seleção realizada pelo criador, que direciona sua formação de acordo com o seus interesses hípicos (trabalho,esporte ou lazer).

Entre os destaques desse nicho econômico estão os animais da raça Mangalarga, que apresentou um expressivo crescimento no número de negócios e criadores nos últimos anos. Fruto do cruzamento de cavalos Álter, de origem portuguesa, com éguas selecionadas para sela, o sucesso da raça se deve à versatilidade que o animal apresenta e que se dividem entre animais utilizados no trabalho, lazer e esporte.

Veja Também  Fernando Calmon: Em busca da melhor rota para zerar emissões de co2

As perspectivas para 2019 são excelentes e a expectativa é de uma crescente ainda maior de negócios, leilões e exposições envolvendo esse mercado e mundo fascinante.

Então,mãos à obra, bons negócios e muito mais cavalos em nossas vidas!!!

Um 2019 maravilhoso à todos!!!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens