Retomando o tema da semana passada sobre Hipertrofia para todos, dei os 3 principais pilares que são ESTÍMULO, REPOUSO E NUTRIÇÃO.
Mas mesmo assim ainda fica um pouco vago entender mais sobre esses pilares, hoje irei explicar mais detalhadamente sobre esse tema e mostrar que se você está muito magro ou com alguns quilos de gordura a mais, o treino para hipertrofia serve sim pra você.
O seu músculo não sabe contar, então 3×10 ou 4×8 etc não necessariamente te trará o resultado esperado. Durante as repetições ou seja o estímulo dado para o músculo, ele irá se adaptar conforme os comandos que estão sendo dados.
Para hipertrofia muscular estudos relatam repetições variando entre 6 até no máximo 10 repetições (existem estudos com mais de 20 repetições, mas não é o tema que vou abordar hoje).
Mas quando falamos em não chegar a 10 repetições não é porque você decidiu parar antes, você simplesmente não tem mais força para realizar outra repetição. É a chamada FALHA CONCÊNTRICA. Sua força acaba e você não consegue realizar mais nenhuma repetição naquela série.
O intervalo entre uma série e outra também pode variar bastante porém entre 45 segundos até 1 minuto é um intervalo que pode ser respeitado para conseguir bons resultados.
Durante a execução do movimento também não é recomendado fazer com velocidade, conte mentalmente 2 segundos para puxar o peso (barra ou aparelho, depende o que está utilizando para treinar) e mais 2 segundos para empurrar. Esse tempo de execução está dentro de uma margem para bons resultados hipertróficos.
Uma boa amplitude de movimento é importante para hipertrofia, vale lembrar que cada pessoa tem uma amplitude limite e deve ser respeitado. Muitas vezes grandes amplitudes para executar o exercício pode ser muito bom para o resultado muscular mas péssimo para a sua articulação, podendo gerar sérias lesões. Muito cuidado!
Hipertrofiar seu músculo exige atenção e dedicação MAS (IMPORTANTE) não pense que HIPERTROFIA MUSCULAR é ficar gigante, igual competidores de bodybuilding.
Você pode optar por querer crescer muito e ficar, na minha opinião, exagerado ou pode hipertrofiar pouco e TER MAIS SAÚDE!
E aí está o grande DETALHE: TER MAIS SAÚDE!
Você sabia que hipertrofia muscular é sinal de saúde?
Hoje te ajudei a como seguir na execução para aumentar sua massa muscular na próxima semana falarei da IMPORTÂNCIA DE TER MÚSCULOS FORTES E NÃO NECESSARIAMENTE EXAGERADOS.
Não perca na próxima semana pois tenho certeza que irá entender a verdadeira importância de fazer musculação e ter uma musculatura que cuida da sua saúde em vários sentidos.
Ressaltando que essa musculatura saudável é para TODOS, sem diferença de sexo ou idade!