Rodrigo Donati: Suplementação animal

animal

Com a expansão de medicamentos nutracêuticos e suplementos vitamínicos e minerais que vemos hoje na medicina veterinária, é cada vez mais tentador aos proprietários a busca pelos mesmos. O que noto em minha rotina clínica é que na grande maioria dos casos o uso destes suplementos se faz sem a devida orientação profissional. Quando indagados, as respostas são que viram na internet, ou um amigo indicou, ou o vendedor da loja onde adquiriram, e na cabeça do proprietário o inocente suplemento, na sua maioria das vezes composto somente por vitaminas, nunca poderia fazer mal. Infelizmente a realidade é outra, o excesso de alguns elementos pode ser muitas vezes mais nocivas ao animal que a própria falta.

Portanto, o primeiro questionamento a ser feito é se realmente seu mascote necessita de suplementação adicional. Na maioria dos casos a resposta seria não, salvo alguns casos pontuais como animais convalescentes, pacientes oncológicos, renais, filhotes de cães de raças grandes e gigantes ou mesmo animais que pratiquem agility ou exercícios físicos grandes.

O ideal é que antes de se introduzir qualquer tipo de suplemento, um veterinário seja consultado, ele saberá qual a real necessidade da suplementação e, o mais importante, qual suplemento administrar para seu mascote.

Boa semana a todos e até a próxima.

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Loading

Veja Também  Donati: Pets e exposição ao sol, uma combinação perigosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens