Hoje dando sequência às matérias sobre as terapias alternativas (veja as anteriores aqui) para pets vamos falar um pouco mais sobre a hidroterapia. Muito conhecida na medicina humana a hidroterapia ou hidroginástica, este recurso vem sendo cada vez mais utilizado na medicina veterinária.
Os exercícios podem ser realizados em piscinas rasas ou fundas dependendo da finalidade e, há algum tempo, temos também o seu uso com comportas e uma esteira, ambos são realizados com aquecimento da água e sempre sob a supervisão de um médico veterinário e, em alguns casos, com a presença do tutor.
Se engana quem acredita que seu uso é somente para animais senis, já que o desgaste das cartilagens das articulações podem ocorrer em diferentes estágios da vida dos nossos mascotes, seja por predisposições genéticas ou mesmo má formações. Animais obesos podem se beneficiar deste tratamento em conjunto com dietas para perda de peso.
Como benefícios esperados nesta terapia podemos citar um aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, estímulo a uma melhor coordenação motora e uma analgesia visto que com a temperatura morna da água a mesma promove um efeito analgésico muito interessante em processos degenerativos articulares.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760