Rodrigo Donati: A higiene dos coelhos

Hoje em nossa coluna semanal vamos falar sobre a importância da higiene dos coelhos.

Coelhos são peritos em se cuidar sozinhos e raramente precisam de ajuda para ficar limpos. Na verdade, colocá-los debaixo d’água é perigoso, uma vez que pode levar à hipotermia ou ao estado de choque. Em vez do banho tradicional, aprenda a limpar o pelo e as glândulas de odor do coelho, além de eliminar pulgas — tudo isso sem mergulhá-lo na água.

Coelhos de pelo longo requerem cuidados especiais. Para que os fios não embaracem, mantenha a pelagem aparada, sem nunca deixá-la ultrapassar os 2,5 cm. Isso ajuda a diminuir a queda dos pelos e os mantêm limpos.

Coelhos têm glândulas odoríferas perto do ânus e sob o queixo, mas estas não liberam mau cheiro e não precisam ser limpas. A secreção da glândula anal causa mau cheiro depois de certo tempo. Para limpar a área, mergulhe uma bola de algodão ou uma haste de algodão em água morna. Esfregue a área gentilmente para remover a secreção. Se fizer isso regularmente, nenhuma outra medida será necessária para manter o coelho limpo.

O coelho pode ficar nervoso e apreensivo enquanto você limpa esse local. Peça a alguém para segurá-lo e afagá-lo enquanto você faz a limpeza.

Use sabão apenas se for muito necessário. Se a secreção se acumulou por um longo tempo, pode ser que apenas a água não seja o bastante para removê-la. Encha uma tigela pequena com água morna e algumas gotas de xampu de bebê . Mergulhe o algodão na solução e use-o para limpar as glândulas, tomando cuidado para molhar apenas a área que precisa de limpeza. Repita o processo até que as secreções desapareçam.

Veja Também  Jorge Lordello: Siga meu conselho para não se esborrachar em casa

Não deixe nenhum vestígio de sabão no coelho, que pode causar irritações na pele.

Jamais use água fria. A água deve ser morna, ou o roedor sofrerá tremores que podem conduzi-lo ao estado de choque.

Por serem caçados na natureza, coelhos ficam nervosos ao serem apanhados ou manuseados. Escove-o o mais rápido possível para que ele possa se sentir livre e seguro novamente sem demora.

Escoveo coelho para remover a poeira. A escovação é adorada por muitos coelhos é uma ótima maneira de manter sua pelagem limpa. Compre uma escova específica para coelhos (de cerdas mais finas que as escovas de cães). Uma vez a cada poucos dias, segure delicadamente o coelhinho e escove seu pelo. Ao terminar, lave e seque a escova.

Manuseie o coelho com cuidado. Nem todos gostam de ser escovados — se o seu parecer agitado ou irritado durante a escovação, pare e tente outra vez mais tarde.

Apare as unhas do coelho. Esta etapa é necessária para coelhos que passam a maior parte do tempo dentro de casa. Quando não pode cavar o solo, o coelho não desgasta as unhas, que ficam finas e compridas. Use um cortador de unhas de coelho para apará-las ou peça ao veterinário para fazer isso em seu lugar na próxima consulta.

Não é recomendado onicotomia em coelhos pois, são extremamente vulneráveis a infecções, e a remoção das garras os deixa mais expostos a bactérias.

Porém se você criar seu coelho desde o nascimento, pode ser que ele não seja tão arisco ao ser apanhado ou manuseado.

 

Boa semana a todos e ate a próxima

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens