Caros leitores, semana da criança vamos de dica para os pequenos. O espetáculo Mequetrefe Sorrateiro é o primeiro texto para crianças de Marcello Airoldi, estimula a reflexão acerca dos sentimentos, aborda o universo afetivo de um menino diante da separação de seus pais e sua transição da infância para a adolescência.
Com muita música, poesia e animações, a história de Menino é contada a partir de suas tristezas e alegrias e as consequências que estas trazem em seu aprendizado e amadurecimento. Em sua trajetória, o contato com outros personagens o ajuda a reencontrar caminhos que pareciam perdidos. Temas como relacionamento, convívio com as diferenças e a autoconfiança são abordados no texto, apontando para o desenvolvimento saudável da criança.
O espetáculo tem dramaturgia construída a partir de rimas e canções. Uma das ideias é que as palavras não apenas carreguem seus significados, mas sejam elementos de provocação a novos sentidos. Na peça, as palavras encadeiam poemas, jogos, trazem novos olhares para os mesmos símbolos já conhecidos. As rimas dão musicalidade às frases, embalando um jeito de ouvir a história que foge do convencional, caracterizando uma estética na composição das cenas.
A importância da palavra na peça fica mais clara à medida que Menino, protagonista da trama, vai perdendo a capacidade de ler. Ele deixa de compreender os significados das palavras e até mesmo de enxergá-las, quando escritas. Além disso, Menino perde a capacidade de ver as cores e de ouvir músicas.
Sinopse
Por causa de uma grande tristeza sofrida, Menino começa a enxergar em preto e branco, não consegue mais ouvir músicas, além de não enxergar mais as palavras escritas. A relação com o pai músico torna-se um desencontro, já que Menino deixa de ouvir os sons que saem de sua flauta simbolicamente evidenciando a distância entre os dois. Tudo isso por causa do Mequetrefe Sorrateiro, que rouba todos os sonhos e desejos das crianças. Junto com os outros personagens, como Pai, Mãe e Elias, o poeta do quintal, Menino consegue se livrar do vilão que entristece a todos.
Serviço
MEQUETREFE SORRATEIRO
Teatro J.Safra (633 lugares)
Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda , São Paulo
Informações: (11) 11 3611-3042
Sábados e Domingos às 16h
Ingressos: de R$ 20 a R$ 50
Duração: 60 minutos
Classificação: livre