Rodrigo Donati: O uso de canabidiol em pets

Hoje o tema que será abordado em nossa coluna semanal será sobre uma novo medicamento que acaba de ter sua aprovação pelo TJ para uso em humanos, o canabidiol. Essa substância é extraída da planta cannabis sativa mais popularmente conhecida como maconha.

Seu uso em animais já é realidade em países onde a produção desta droga já é liberada e pelos artigos aos quais tive contato posso dizer que os resultados são animadores.

No Brasil já temos alguns animais que fazem uso do mesmo, porém a comercialização do mesmo era feita de maneira clandestina já que pela nossa legislação qualquer medicamento que contenha esse principio ativo é considerado entorpecente sendo o portador enquadrado no crime de posse de drogas e o vendedor no crime de tráfico.

Cabe ressaltar que o uso inicial será somente para pessoas, mas acredito que em pouco tempo já teremos uma regulamentação onde se permita o uso em animais. A comercialização será por farmácias específicas e o fármaco necessitará de receitas especiais de controle. Para aqueles que acham que seus animais poderão se viciar, podem ficar tranquilos já que a concentração do mesmo será uma dose muito baixa.

Suas aplicações são as mais variadas possíveis, como analgésicos, anticonvulsivantes e antineoplásicos.

Agora nos resta aguardar a regulamentação e torcer para que a mesma não demore para inserirmos seu uso na rotina clínica. Deixo o compromisso com vocês, queridos leitores, que assim que tiver maiores informações sobre o assunto volto a escrever sobre o tema.

Boa semana a todos e até a próxima.

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Loading

Veja Também  César Romão: Atue no que é prioridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens