Sônia Pezzo: Conheça Rio Grande da Serra

Rio Grande da Serra é mais uma cidade do Circuito ABC, município de São Paulo;  é sobre ela que iremos conhecer  um pouco hoje.

No século XVI na região haviam muitas aldeias indígenas, entre elas a “Geribatida”, hoje Ribeirão Pires.

Por ocasião da morte de um tropeiro foi construída uma capela a qual deram o nome de Santa Cruz, a partir daí começou a nascer o povoado. Tempos depois a capela Santa Cruz recebeu o nome de Capela São Sebastião, patrono da cidade.

Em 1906 tiveram início as festividades do padroeiro com celebrações e comemorações anuais.

Naquela época a população vivia de olarias e atividades pastoris, até a construção da ferrovia São Paulo Railway, que trouxe incentivo ao povoamento; mas mesmo assim seu crescimento populacional foi lento, até o início da grande chegada de migrantes, principalmente mineiros e nordestinos.

Rio Grande da Serra tem a segunda povoação mais antiga do ABC e tornou-se município em 1964, após ser emancipado do município de Ribeirão Pires, possui hoje aproximadamente 45.000 habitantes.

Por ser um município com 100% em área de mananciais, a legislação não permite que a cidade tenha indústrias poluentes; abrigando apenas indústria de autopeças, produtos alimentícios, pequenas empresas e comércio local, que movimentam a economia da região juntamente com seu potencial turístico.

Rio Grande da Serra possui casas de shows, pontos turísticos e atrações, citarei alguns:

*Festival gastronômico e cultural do “Cambuci”, uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica que pode ser utilizado em muitos produtos como geleias, sorvetes, sucos, licores, maceração em bebidas alcoólicas, mousse, bolo, além de suco. O festival comemora o dia do aniversário da cidade em 03 de maio, oferecendo feiras de artesanato, shows com artistas da região, concurso para eleger a Rainha e Princesa do Cambuci, além da comercialização dos  produtos feitos com o fruto.

Veja Também  César Romão: As provações são dádivas dos verdadeiros

*Festa de São Sebastião: é a mais antiga festa da cidade, realizada na sede da Paróquia São Sebastião no dia do padroeiro e protetor contra a peste, a fome e a guerra, que acontece sempre no dia 21 de janeiro; a celebração da data oferece quermesses nos fins de semana.

*Festa da Primavera Poluída: Ato que acontece anualmente alertando a população e órgãos públicos sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Alguns Pontos turísticos:

*Pista de Skate Sandro Dias “Mineirinho”: Pista semi profissional com 400 m de área, localizada no centro de Rio Grande

*Trilhas Ecológicas e esportes radicais: no Clube da pedreira

*Estação de Trem Rio Grande da Serra:  Palco de grandes bailes carnavalescos da região.

*Bondinho: O antigo bonde da pedreira foi guardado por moradores durante anos, hoje já restaurado pode ser visto no CREB – Centro de Referência da Educação Básica.

Loading

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens