Se o momento não é para exercícios exagerados, tampouco é para regimes ou dietas restritivas. Afinal altas intensidade ou altos volumes de treino e alimentação muito limitada, baixarão a sua imunidade. Observar o peso é sempre bom, mas sem sofrer com privações. É possível recuperar a forma física depois do período de isolamento social e voltar a uma rotina mais saudável e com alimentação equilibrada. “Ah, engordei 3 quilos!”, não importa!
A força conquistada enquanto você treinava será mantida até pelo menos 3 ou 4 semanas. Nessas semanas você poderá até reduzir um pouco de volume (perder um pouco de circunferência muscular) mas não necessariamente força muscular.
Foco é: primeiro, saia vivo da quarentena. Começa por aí. Não invente moda. “Ah, eu treinava pesado na academia”. Beleza. Reduza a intensidade e o volume. O foco é se manter forte.
Mas e se você já estava acima do peso antes e não tinha exercício físico nenhum na rotina? Este não é o momento de começar a pegar pesado.
Claro que você pode e deve fazer videoaula de treino, porém se começar com as tarefas da casa como varrer, lavar louça, lavar e passar roupa, tirar pó, arrastar móveis, cozinhar e lavar o banheiro, já podem ser consideradas atividades necessárias e intensas. Quem nunca teve uma dor muscular depois de um dia de faxina?
Ficar em casa parado, neste momento, é uma das piores coisas a se fazer. Se limpar a casa te faz mexer o corpo, ótimo. Já é alguma coisa. Passar 30, 45, 60 dias sem atividade vai provocar uma queda na imunidade, perda de massa muscular, talvez algum tipo de problema respiratório e aumento de peso. Em casa acaba se alimentando mais, tem chocolate, bolacha, o acesso está mais fácil, é mais difícil ter controle.”
A dica é: mexa-se em casa e mantenha-se bem alimentado. Sem loucura de treinar 3 vezes por dia e sem passar fome. Vida “normal” sem desespero com o corpo ou com os poucos quilos adquiridos.
—
PROFESSOR EDSON ANDREOLI
CREF: 073656-G/SP
Plataforma de TREINO e NUTRIÇÃO on line
www.homememforma.com.br/programa
@homememforma
Facebook: Homem em Forma
@ntresportes
Facebook: Nutri – Esportes