Jorge Lordello: Os perigos de um interfone falhando

Um dos equipamentos importantes na esfera da segurança para condomínios e casas é o interfone, também chamado de porteiro eletrônico. Com esse dispositivo é possível conversar com estranhos sem estar próximo; é possível fazer toda a triagem à distância e havendo devida autorização, liberar a abertura automática do portão de acesso de pedestres.

Mas tem um detalhe pouco conhecido em relação à vulnerabilidade: 

Você sabia que existe uma falha de segurança nos interfones que pode colocar seu prédio em risco, principalmente se não tiver porteiro orgânico, como é o caso das portarias remotas ou de edifícios antigos com poucas unidades?

Marginais descobriram que ao deslocar a frente do interfone localizado na fachada de condomínios e residências, é possível, e até com extrema rapidez, acionar a abertura da fechadura elétrica e ter acesso ao local.

Muitos prédios e casas sofreram invasões através da porta da frente sem apresentar nenhum sinal de arrombamento.

O leitor pode estar imaginando:

Mas Lordello, como os fabricantes permitem essa barbaridade?”

É preciso lembrar que esse tipo de equipamento de comunicação é extremamente barato, custa em torno de R$ 150,00. O mecanismo interno é bastante simples, o suficiente para desempenhar duas funções:

-Efetivar comunicação à distância

-Promover a abertura da trava da fechadura com o acionamento de um simples botão

A intenção deste artigo não é ensinar como é feita a abertura do portão de forma criminosa e sim alertar síndicos e moradores de casas sobre o problema e apontar soluções.

Inicialmente, peço ao amigo leitor que analise seu interfone; ele pode ser aberto com certa facilidade, pois o equipamento fica instalado do lado de fora. Ou seja, a retirada da parte frontal é relativamente simples, fato que proporciona ao malandro acesso rápido ao mecanismo eletrônico interno. Alguns equipamentos basta tirar apenas um parafuso. Outros podem ser facilmente arrombados com chave de fenda.

Veja Também  Lilian Schiavo: Síndrome da impostora

É importante frisar, que alguns modelos modernos possuem alarme, ou seja, se for retirado o parafuso que segura a frente de plástico, um alarme dispara como se alguém estivesse segurando sem parar o botão de acionamento. Esse é o sinal para que o porteiro, zelador ou dona de casa saibam que estão tentando burlar o porteiro eletrônico para abrir o portão de entrada.

Outra saída, é adquirir protetor para interfone. O equipamento fica mais protegido; não permite acesso ao parafuso, o que dificulta tentativa de arrombamento.

Recomendo também a instalação da unidade externa do interfone embutida na parede, dentro de gabinete de proteção. Além de diminuir o contato com a chuva, reduz o risco de danos por atos de vandalismo e tentativa de abertura da fechadura elétrica.

A última alternativa de proteção, é contratar técnico especializado em interfone e solicitar instalação de mais uma botoeira na unidade interna. Com isso, o porteiro ou a dona de casa terão que acionar a botoeira original do interfone e em seguida a segunda botoeira instalada para abertura automática da fechadura do portão. Será também necessário interromper o cabo que vai para a fechadura elétrica a instalar dispositivo para a segunda botoeira funcionar. Dessa forma, pessoa mal intencionada não terá êxito ao tentar abrir a fechadura elétrica através do interfone.

JORGE LORDELLO

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens