Iramaia Loiola: As calorias no Querido Vinho.

Querido Vinho,

Confesso que quando estou com minha taça, bebendo meu vinhozinho, não penso nas calorias. Se não penso logo não engordo.haha Não é bem assim.

Das bebidas todas, o vinho é tido como a mais saudável com inúmeros benefícios como um coração mais saudável, menor risco de diabetes, prevenção de Alzheimer, redução de sintomas da depressão, etc. Por outro lado sabemos que os benefícios só são conseguidos se mantivermos um consumo moderado da bebida, inclusive na manutenção do peso ou mesmo perda de peso, se for teu caso. Não precisa desistir do seu vinho.

As informações nutricionais, como as calorias dos vinhos, geralmente não aparecem no rótulo. Mas depois do Google, qual informação que não encontramos, hein? Novamente quero me aproveitar do ótimo site Wine Folly e compartilhar o chat com os números para vocês.

 

Para nós aqui de casa, como a maioria dos vinhos consumidos é tinto com graduação alcoólica entre 12 e 13,5%, vou considerar uma taça entre 135 e 195 calorias. E confesso que na sexta dou uma “segurada” nas calorias durante o dia para aproveitar o vinho à noite e fim de semana…hehe Prioridades, né, minha filha! (risos). Estou sem me exercitar com regularidade nos últimos 6 meses, sim, e não ganhei quilos extras mesmo assim. Somos todos diferentes na maneira como metabolizamos o álcool no corpo, depende de muitos fatores e não entrarei nesses detalhes aqui. E quanto consumo de vinho? Geralmente duas taças na sexta, duas no sábado, duas no domingo. Algo em torno de 300 calorias a mais por dia, nos fins de semana.

Geralmente não acompanho o vinho de sexta com nenhuma comida ou petisco e não como nada antes. Super errado, dizem! A regra é comer para minimizar os efeitos do álcool. Então, atenção: não façam isso em casa. E fim de semana, apesar das comidas um pouco mais calóricas (cozinhamos todas em casa, raramente pedimos pizza, por exemplo) somando o total de calorias consumidas durante o dia, ainda fica menor comparado com os dias da semana em que não tomo bebida alcoólica. Equilíbrio é sempre a palavra de ordem! Se bebemos demais, fazemos escolhas erradas. Pizza 4 queijos pode ser uma delas (risos). Atrapalha a dieta e te faz ganhar peso. Então, abaixo, um resumo com algumas dicas para beber e continuar magrinho:

  1. Mereça a taça do dia – Como? Faça alguma atividade física, uma caminhada, uma corridinha, etc. Coma mais saudável. Tente dar uma reduzida nas calorias. Mas nada de ficar neurótico. Aquele equilíbrio, que comentei acima.
  2. Coma antes de tomar vinho – Álcool abre o apetite. Se não se alimenta, você pode exagerar nas calorias depois, no final das contas. Novamente, invista nos alimentos de baixa caloria. Além disso, absorver o álcool com a comida não só ajuda os órgãos do corpo a continuar a funcionar corretamente, mas também é mais provável que a expulsão das calorias do vinho aconteça com mais eficiência.
  3. Preste atenção nos acompanhamentos, os snacks durante e mesmo depois. Depois de “altinhos” as comidas mais gordurosas são as preferidas. Perigooo!!!
  4. Beba com moderação! Senão aqueles benefícios tornam-se malefícios. Infelizmente! Consumo moderado diário: 1 taça para mulheres, 2 taças para homens. Magoei! Haha
Veja Também  Rosângela Andrioli: A importância da culinária para os italianos

 

Consultem um profissional da saúde de sua confiança para quaisquer dúvidas. Aqui lidamos com curiosidades, confissões e dicas, somente!

Dito isto, aproveitemos nosso vinho sem culpa e sem preocupação! E com música, que é o que de melhor fazemos aos fins de semana. E ele chegou! Yahooooo! Vamos de The Teskey Brothers – Hold Me (Live At The Forum), banda nova para mim, descoberta hoje. Já adorei e entrou para a playlist do Querido Vinho. Cuidem-se e nos vemos semana que vem!

The Teskey Brothers

Iramaia Loiola

 

Imagem 1: Freepik

Imagem 2: Wine Folly

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens