Querido Vinho,
Hoje trago uma curiosidade, não exatamente sobre você. Vamos falar sobre rolhas. Outro dia comentei que os vinhos de tampa de roscas estão ficando cada vez mais populares e que, dependendo do vinho, não há queda alguma na qualidade da nossa bebida favorita. Mas a rolha continua sendo a queridinha e claro, o vinho fica muito mais charmoso.
Agora, vocês já se perguntaram de onde vem a cortiça que é material das rolhas que fecham nosso Querido Vinho? Ou ao menos perguntaram para o Google? Haha Claro, quando queremos saber é só dar uma busca rápida e voilà, a informação aparece em segundos. No meu tempo, tínhamos que ir à biblioteca. Mas deixa para lá, não é? Isso é tão velho que vocês começarão a fazer contas (risos)
Portugal é o maior produtor de rolhas e a árvore, um carvalho, da qual a cortiça é extraída se chama sobreiro (Se cair na pergunta do milhão do Sílvio Santos, dividam o prêmio comigo).
As cascas do carvalho são retiradas, a isso dá-se o nome de descortiçamento. Somente 9 anos depois, após se regenerar, é que a mesma árvore será usada novamente para tal fim. E gente, são 25 anos iniciais para que a casca atinja a espessura ideal para fabricação das rolhas. Haja tempo, hein!
O trabalho de extração é manual e minucioso, feito com machado. O tronco não deve ser ferido, pois pode comprometer a casca que se formará em 9 anos ou mesmo a saúde da árvore.
O sobreiro mais velho do mundo tem 231 anos e está em Alentejo, Portugal. Seu nome é The Whistler Tree. “Com 231 anos comprovados e ainda uma magnífica produtora de cortiça: na safra de 2000 ela rendeu 825 quilos de cortiça bruta, o suficiente para produzir 100.000 rolhas para garrafas de vinho! É espantoso: são 25.000 % a mais do que uma árvore comum! A próxima colheita da fantástica bi-centenária árvore será em 2018.” O Sobreiro Mais Velho do Mundo – O autor do artigo diz que dinheiro dá em árvore, sim! Haha Essa aí já deve ter levado umas três gerações e continua lá, firme e forte e trazendo o pão e o vinho para seus donos.
Assisti a uma reportagem do Globo Rural de 2014. O vídeo tem pouco mais de 12 minutos e é interessantíssimo. Deixarei o link abaixo se você ficou com mais curiosidade a respeito.
Para acompanhar vinho & música, um fado para homenagear a terrinha e harmonizar com nosso papo de hoje.
Com vocês Marta Pereira da Costa & Camané – Fado Laranjeira (Vídeo Oficial)
Iramaia Loiola
Link para reportagem: Portugal produz mais de 40 milhões de unidades de rolhas por dia
Imagens: Freepik