Márcia Sakumoto: Japão Natalino.

No Japão a minoria é cristã, isso torna nosso natal bem diferente do ocidente, quer saber como passamos o Natal por aqui?

Vem comigo que vou te contar!

Em novembro as cidades estão todas enfeitadas, com luzes por todo lado, músicas natalinas, gorrinho, piscas-piscas, enfeites em várias vitrines e até alguns anos ainda neva, uauuu!!!

Quase um sonho, mas…

A maioria dos japoneses não são cristãos e o Natal é desvinculado da religião, também não é feriado, trabalhamos normalmente como qualquer outro dia, alguns casais se encontram para jantar como no dia dos namorados, as famílias não comem peru ou chester assados, não temos aquela variedade de deliciosas sobremesas de natal, não vamos ver um misero papai Noel na rua ou nos shoppings, as decorações somem no dia 26 de dezembro e encontrar a família toda no dia de natal, fica ainda mais difícil, ainda bem que temos internet. Mas não fica triste não, podemos nos divertir com as tradições nipônicas de Natal, ou como falam por aqui, Christmasクリスマス(kurisumasu) podemos começar com uma linda decoração de natal em casa, comer frango frito com a família é uma disputada tradição, fique atento e precavido encomendando o seu uns dois meses antes. Para os solteiros pode finalmente convidar aquela pessoa que você paquerou o ano todo para jantar, pois no dia 25 de dezembro é dia de sair para jantar em casais, dia dos amantes, portanto reserve a sua mesa antecipadamente porque os restaurantes estarão lotados, será que isso também explica por que todas decorações de natal por aqui têm muitos corações e ambientes romantizados.

 

Veja Também  Márcia Sakumoto: Boutique de frutas do Japão 

Ah outra reserva importante é na doceria, pois saborear o delicioso bolo de natal, um chiffon cake de morango, (pão de ló, chantilly e morangos) super tradicional no Japão somente com reserva. Se você morar aos arredores de Tóquio ou Yokohama pode aproveitar os mercados de Natal, bem menores que os europeus, mas também estão bem representados. Você pode também ir aos parques temáticos Disney ou Universal, pois as programações natalinas iniciam no mês de novembro até final de dezembro, uma gracinha ver a os personagens vestidos com roupas natalinas, cheio de brilho e luxuosas decorações, sucesso por aqui, lembre-se de se agasalhar bem para suportar o frio nas filas de espera dos brinquedos. Outro passeio muito bacana que você pode apreciar são as decorações de luzes natalinas em parques ou nas cidades, são super bonitinhas. Se você for cristão não perca as missas de natal, as igrejas celebraram o nascimento do menino Jesus, há igrejas católicas que celebram as missas em várias línguas na noite de Natal, emocionante!

Aproveitem da maneira que puderem, o amor que você coloca no que faz é o que torna tudo sempre especial, mesmo longe das famílias que é a realidade de muitos por aqui, tenho certeza que conseguirá um acalento natalino em algum lugarzinho e tornar tudo mais divertido.

Feliz Natal para todos que sejam todos acalentados por essa energia de amor que contagia o planeta nessa data especial em qualquer lugar do mundo.

Beijos, até a próxima!

Márcia Sakumoto

 

 

Imagens: arquivo pessoal da colunista.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja Também  Márcia Sakumoto: Festival Hanami - Sakura, flores de cerejeiras

 

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens