Querido Vinho,
Este fim de semana comemoramos o dia das mães aqui no Brasil. Está cada dia mais difícil comemorar alguma coisa, aliás. As notícias tristes tomam conta dos noticiários e das nossas redes sociais. Essa semana perdemos o ator Paulo Gustavo. Acredito que muitos aqui eram fãs e sendo a sua mãe a inspiração para a criação da Dona Hermínia, personagem ícone do filme campeão de bilheteria “Minha mãe é uma peça” (e mais duas continuações), pensei em prestar uma pequena homenagem a ele.
Encontrei um vídeo em que ele e a Dona Dea, a mãe, dão uma entrevista para o Bial, e cenas da peça, filme, dos programas de humor e até da vida real são mostradas. A mãe dele realmente é uma peça! Desbocada, irreverente, e como ela própria diz, muito bem representada pela Dona Hermínia que por sua vez contém traços de todas nós mães, principalmente aquelas mais protetoras, leoas, sabe? Vale a pena assistir e constatar um exemplo de verdadeiro amor entre mãe e filho. Que ele descanse em paz.
https://www.youtube.com/watch?v=FAWtku_qoEk
E vamos, claro, celebrar com as nossas mães, na medida do possível. Para o almoço especial de domingo, gostaria de dar uma dica de um vinho que tomamos este fim de semana. Um português, ah, como eu sou apaixonada! Se encontrarem esse, comprem sem medo. Dá para degustar até sozinho. Chama-se Penedo Gordo. É um vinho tinto jovem, frutado. Bem redondinho, sabe? Taninos equilibrados. É composto de um blend de uvas, como é a maioria dos vinhos de lá: Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Touriga Nacional. Compramos no supermercado Oba de Sorocaba, mas achei um link aqui, se tiverem interesse. E provavelmente mais em conta do que pagamos: Vinho Português Tinto Penedo Gordo Regional Vai bem com carne, queijos, etc.
Não esqueçam de mandar flores, chocolates, ou aquele presentinho que ela discretamente anda pedindo. E se não está cabendo no bolso, basta um telefonema!
A música escolhida para acompanhar o nosso vinho foi a cantada à capela pela D. Dea no programa do Bial para agradar o filho, porque conforme ela contou, era a preferida dele. Camisa Amarela com Ari Barroso.
Ary Barroso – CAMISA AMARELA – samba de Ary Barroso – ano de 1956
Para fechar, vamos rir um pouco, porque se tinha uma coisa que o Paulo Gustavo sabia fazer, era arrancar gargalhadas das pessoas. No vídeo abaixo, super curtinho de 1 minuto, ele ensina as três etapas que devem ser realizadas na degustação de um vinho. Divirtam-se!
As 3 etapas do vinho – Paulo Gustavo
Um feliz dia das mães! Se cuidem, todos! Até semana que vem. Cheers!
Iramaia Loiola
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Freepik
Imagem 02: Cellar Tracker