O Elemento Água e seu Potencial Terapêutico – Parte I
Signos do Elemento Água: Câncer, Escorpião e Peixes.
Uma afinação com este elemento indica que o indivíduo está em contato com universo das mais diversas e misteriosas emoções. O elemento Água representa o reino da emoção profunda e das reações de sentimento, passeia entre paixões compulsivas a grandes temores.
Os signos de água têm percepção do poder da mente inconsciente, mas não têm consciência, eles próprios, do muito daquilo que os motiva de verdade. Os signos desse elemento precisam trabalhar o processo de ganhar consciência através da percepção dos anseios mais profundos da alma. Agua, elemento misterioso: transforma-se conforme as influências em gelo ou vapor.
Psicologicamente: tipo sentimento, percebe por via emocional. Domina o instinto conservador; prevalecem as memórias, os hábitos, as lembranças, as impressões recebidas. Neste sentido, são bastante autocentrados e primitivos. Aquilo que eu percebo afetivamente é o que é de fato. Com isto são capazes de enormes distorções da realidade, criam fantasias, fantasmas, de acordo com cada momento. Critérios do tipo: gostei/não gostei. São critérios que incluem emoção, tudo é considerado a partir de uma visão e experiência pessoais. Precisam de envolvimento para sentirem-se bem. Enorme capacidade de entrega. A doação, a possibilidade de criar laços e intimidade são atributos da Água.
O tipo Água acolhe, acalenta, envolve, enlaça é receptivo, mas também pode sufocar, prender, abafar, cobrar, aprisionar. São super receptivos. São disponíveis para o outro. A entrega é certa no relacionamento. Eles lidam intimamente com o inconsciente, desejos ocultos, emoções e necessidades insuspeitas. A dificuldade dos signos de Água é estabelecer limites. A Água é muito permissiva. A Água em não põe distanciamento a confiança é cega. A Água não é analítica, por isso a oposição de Peixes é Virgem o mais analítico e criterioso dos signos. A Água está sempre disposta a perdoar. Comete os mesmos erros inúmeras vezes. O Escorpião é difícil de perdoar pelo ressentimento. O Câncer se receber um afago está tudo resolvido. O Peixes não se vinga, pois, o sofrimento do outro, também é seu. A Água toma partido, compra briga. E simpática por um lado e antipática por outro. Projeta-se no outro, vê coisas suas no outro, ela se vê ali e gera todo o processo de empatia. Trabalham mal as perdas, gera dependência em suas relações, justamente para evitar as perdas. E difícil separar-se de alguém de Água, por conta do sentido de Ego muito mal constituído, vivendo para o outro em vez de buscar a si mesmo. Para Peixes o corte total é quase impossível. De um lado por causa da perda e de outro lado porque está excessivamente misturado com o outro. São pessoas mais sujeitas às chantagens emocionais e as que melhor desempenham as chantagens emocionais.
As coisas da Água se dão muito a nível interno, de forma que quando acontece algo exteriormente é porque aquilo já vem acontecendo interiormente há anos. O Escorpião se for abandonado vai amargar aquilo a vida toda, além de abandonar os outros várias vezes na vida, numa espécie de vingança coletiva. Mas se for ele a abandonar, mata pela raiz e cauteriza. Mas o escorpião percebe que o outro vai fazer algum movimento e faz antes. E uma intuição, muito diferente da do Fogo que é clara e lúcida em relação ao fato. A intuição da Água é irracional, não sabe explicar, sente. O palpite é do Fogo. Na Água é algo que vem do inconsciente. Eles sabem como as pessoas agem, como são, como sentem. Por isso é que o Escorpião arquiteta tudo. Para a Água o importante é o outro.
Terapeuticamente falando, o excesso de Água pode fragilizar a pessoa física e/ ou psiquicamente. A pessoa que sofre grandes e profundos abalos psíquicos tem geralmente, forte dominância da Água, no mapa Natal. A Água também fragiliza o outro porque tem compaixão. Se você chega fragilizado para alguém de Água, ele vai acolher sua fragilidade. Aí você amolece. Com o Escorpião é diferente. Ele apoia você na primeira vez, mas se você der uma de reincidente, ele dá uma bronca. O problema da Água é não considerar a realidade. Conta com as coisas como se elas estivessem acontecendo e às vezes, na realidade, não estão. A água omite fatos. Você apresenta os fatos e a pessoa descarta o que para ela não interessa. A Água pode ser carente, suscetível, impressionável, insegura, medrosa, sugestionável, fácil de magoar, ferir, influenciar.
Observe m em seu mapa Natal (nascimento) se existe algum luminar (sol e lua), ascendente ou qualquer outro planeta em ÁGUA, caso tenha dúvida pode me chamar, que estarei fazendo sua mandala astrológica gratuitamente para que saiba se tem pontos em ÁGUA, e na próxima quinzena, teremos a conclusão da matéria na parte 2 finalizando com a terapia para o excesso e a falta de ÁGUA, no mapa.
Ana Maria Lessa
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Mistic Lovers