Hoje quero compartilhar alguns aplicativos bem interessantes que auxiliam na prevenção e no tratamento da doença. Vamos conhecê-los?
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a campanha do Outubro Rosa tem colhido bons frutos. As mamografias realizadas no país aumentaram em 37% após o início do movimento, além de um maior compartilhamento de informações sobre o assunto. Para ajudar na conscientização e prevenção do câncer de mama, fiz uma lista com seis aplicativos que auxiliam nos cuidados diários.
1) Wecancer
O wecancer é um aplicativo que ajuda o dia a dia de pacientes com câncer. Diariamente, o paciente registra seus sintomas no aplicativo, e a equipe médica pode acompanhá-lo.
mesmo de longe, prevenindo pioras e idas ao pronto-socorro.
2) MAMAtch!
O aplicativo permite encontrar pessoas que têm ou já tiveram a doença, ONGs de referência no assunto e médicos para criar uma rede de troca de informações e de apoio. Ainda é possível tirar dúvidas em tempo real através do MAMAtch! com o serviço de atendimento do app.
Alguns dos aplicativos mantêm lembretes na agenda dos usuários sobre a periodicidade dos exames.
3) Tummi
Por meio do aplicativo é possível garantir auxílio, monitoramento e controle de todo o tratamento. O app mantém uma agenda onde é possível organizar as consultas e os horários de medicamentos, além de um diário que acompanha o bem-estar do paciente.
4) CareZone
O CareZone também oferece um diário para o paciente, permite a criação de uma lista de remédios com direito a lembrete e alerta sobre as próximas consultas. Para completar, ele traz um sistema de acompanhamento da evolução de indicadores de saúde.
5) Breast Cancer Prevention
Disponível em espanhol e inglês, o aplicativo auxilia pacientes a fazer o autoexame, com imagens e áudio, indicando a melhor maneira de realizá-lo. Além disso, aponta e lembra a importância da periodicidade de consultas médicas.
6) Becca – Breast Cancer Support
Apenas com versão em inglês, o aplicativo oferece suporte para pacientes após o tratamento de câncer de mama. A plataforma de bem-estar procura ajudar os usuários com histórias de outras pessoas, além de dicas diárias sobre saúde, mindfulness e felicidade após à doença.
Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam.
Fabiola Calixto
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem capa: https://www.serpro.gov.br/