Laura Villas Boas: A relação de pais com filhos

Oi amigos, estão bem? Bom, essa semana eu pensei muito sobre o que eu poderia trazer para vocês e adivinha? Estava sem criatividade nenhuma!

Primeiramente, antes de iniciar o texto dessa semana, queria parabenizar todos os pequeninos pelo Dia das Crianças. Aproveitem essa fase, brinquem, pulem, cantem, zoem MUITO! Nós sentiremos muita falta disso no futuro, acredite!

Aproveitando essa semana e esse tema, “as transições da vida”, eu gostaria de falar sobre o relacionamento dos pais com os filhos. Não sei quem está lendo isso agora, mas eu queria te fazer uma pergunta. Como está sua amizade com seu filho(a)? Esse é um assunto que tem gerado bastante repercussão nos últimos dias. Como você tem lidado com seus filhos?

Não estou aqui afim de mudar sua cabeça ou dar conselhos a quem ja teve filhos, mas com a real intenção de realmente abrir a sua cabeça e de ser um assunto legal e interessante de ler. O quão difícil são as fases do crescimento, não é? Aliás, a vida toda estamos passando por constantes fases de amadurecimento. De neném para criança, de criança para adolescente, de adolescente para adultos e assim vai…

Sabemos a importância do relacionamento de pais com filhos, e o quanto isso influencia no futuro. Você já se perguntou se tem passado o tempo adequado e necessário com teus filhos? Se tem a intimidade que deveria ter com eles, afim de te contarem tudo o que tem acontecido?

Aqui vão algumas dicas e eu espero que isso possa ajudar vocês.

Escute mais

Seja paciente, escute e dê a eles sua vez de falar. Preste atenção, converse, entenda seus problemas e esteja ao lado para ajudar. É importante que eles saibam que você sempre estará presente.

Veja Também  Fe Bedran: Dupla grafia

Brinque mais

Crianças são criativas e conseguem inventar uma brincadeira nova até em uma sala vazia. Entre nas brincadeiras dos seus filhos, participe e saiba interagir com eles: vá jogar bola, brincar de pega-pega, de boneca ou faça uma cabana com lençóis; use sua própria imaginação para aproveitar com eles.

Dê atenção: participe mais da vida deles

Seja participativo! Busque saber sobre o que aconteceu na escola, o que o coleguinha fez ou o que ele aprendeu no dia. Se interesse pelos assuntos dos seus filhos, esteja mais com eles e realmente faça parte da sua infância.

Dê carinho

Todo mundo precisa de carinho. Fale eu te amo, deseje um bom dia ao acordar, passe um tempo com eles. Abrace, dê um beijo, insira nas atividades de casa, como assistir TV ou até cozinhar juntos. Estar presente vai valer muito mais do que qualquer coisa material que você poderia dar.

Leve-o para passear

Tente ir para lugares legais e diferentes da sua casa. Vá para o shopping patinar no gelo, andem de bicicleta na ciclovia ou saiam para ir fazer um piquenique no parque. Aproveite seu tempo livres para se divertir com seus filhos.

Tempo em quantidade e em qualidade deixa marcas profundas, molda padrões, estabelece regras, dá autonomia, inspira confiança, forma amigos. Portanto, seja justo com você e com seu filho, deixe que ele assimile de sua conduta, não dê esse privilégio a outros. “Ensine bondade demonstrando bondade, boas maneiras, praticando-as, meiguice, sendo meigo; honestidade e veracidade, exemplificando-as.

Estejam atentos a todos os sinais e sejam amigos uns dos outros sempre, isso com certeza terá um ótimo resultado entre pais e filhos.

Veja Também  Ro Andrioli: A curiosa e singular guarda do Papa

Laura Villas Boas

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens