Construção / Otimização / Preservação
Hoje com celular na mão todos podemos ter informação de qualidade com textos, imagens, vídeos sobre como manter esses três pilares para ter uma boa saúde.
Mais como aplicar? Como manter os hábitos de maneira fácil e barata?
A construção de uma boa saúde depende de fatores simples como uma boa ingestão de nutrientes, boa qualidade de sono e baixa nos níveis de estresse.
Mais uma vez venho bater na tecla da organização, para manter esses três hábitos a organização do dia a dia é indispensável. Garanto que conciliar trabalho, família e vida social e nutrição do corpo, com a agenda organizada é muito, muito mais fácil. Nosso cérebro gosta de dar ”✔” numa tarefa que estava programada foi cumprida com sucesso, existem estudos concluídos sobre esse efeito no cérebro.
A otimização da saúde vem com as velhas boas escolhas, e quando na base da alimentação estão alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais e baixo em carboidratos simples pobres em nutrientes, a fome é reduzida pois o corpo quando tem uma grande ingestão de proteína por exemplo ele grita para você, “chega estou cheio” um ótimo exemplo disso é quando vamos a um churrasco e comemos muito mais carne que de costume é nítido como bem mais rápido não conseguimos mais ingerir nada.
A preservação da saúde vem da rotina, manter um hábito saudável a vida toda ou a partir de uma mudança recente faz com que a saúde seja preservada. Pessoas que comem menos são pessoas que se alimentam na grande maioria das refeições de alimento que trazem saciedade e nutrição. Quando comemos come um saco de pipoca estourada na panela ficamos bem mais cheios que um pacote de salgadinho que é pura energia vazia.
Para ser saudável não precisa ser radical ou fanático a espaço para exceções, com saúde elas são muito bem toleradas. Não é preciso abrir mão do prazer, é possível ser muito saudável comendo um pouco de tudo desde que a base da alimentação do dia a dia seja nutritiva e sólida.
Priorizar o que faz bem e deixar as exceções por último, nessa ordem é que funciona. O corpo não tira nutrientes de alimentos pobres lembre disso sempre.
Então faça boas escolhas pelo o menos nas principais refeições ou na maior parte delas e quando for o dia das exceções só se atente na quantidade e coma sem culpa. Não é comer menos é comer melhor.
Quanto maior a densidade de nutrientes (principalmente boas proteínas como carnes, ovos, peixes, lácteos ou vegetais proteicos) maior será a saciedade, quanto maior a saciedade menor a compulsão ou desejo por calorias vazias.
Vou colocar aqui receitas que colocam as proteínas como protagonistas sem esquecer os outros nutrientes para mostrar como pode ser fácil e barato manter o C.O.P em dia da vida normal.
Café da manhã proteico
1 Ovo
1 fatia de queijo (branco, Mussarela, ou parmesão)
3 colheres de sopa de iogurte natural (aqueles de dois ingredientes sem açúcar)
1 colher de farelo de aveia (fibras)
1 colher de café de linhaça ou chia (gordura boa)
1 colher de café de fermento para bolo
1 pitada de açafrão (antioxidantes, anti-inflamatório)
1 pitada de páprica (vitaminas, Ferro, fibra)
1 pitada de pimenta do reino (ajuda proteger o coração e prevenir diabetes)
1 pitada de sal
Misture o ovo, as três colheres de iogurte, a aveia, a chia o fermento e as especiarias. Bata tudo até ficar bem misturadinho. Coloque metade numa frigideira untada com manteiga ou óleo de côco. O queijo no meio e cubra com o resto da massa. Tampe e deixe dourar depois vire para dourar do outro lado. Pronto pão cheio de proteína, fibra e alguns outros nutrientes.
Lanche nutritivo
1 Iogurte natural (leia o rótulo deve conter apenas leite e fermento lácteo)
1 colher de sopa de chia
1 colher de chá de adoçante (Eritritol, xilytol ou stevia)
1 colher de café de café solúvel
1 fatia de mamão com canela
1 ovo mexido com gergelim
Misture o Iogurte com a chia o adoçante a chia e o café solúvel.
Polvilhe canela em cima do mamão
Faça o ovo mexido no azeite, manteiga ou óleo de côco. Assim que tiver pronto coma com 1 colher de café de gergelim.
Jantar leve, nutritivo e saboroso
2 ovos
10 folhas de espinafre
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de chá de cebolinha picada
2 colheres de queijo ralado de preferência queijo duro (guarde os pedaços de qualquer queijo na geladeira dentro do papel manteiga e irá curar sem estragar. Aprendi com uma amiga italiana, e realmente nunca mais perdeu nenhum queijo na minha casa)
1 batata pequena ralada com casca
1 colher de sopa de cebola ralada
1 pitada de sal
Bata os ovos, acrescente os outros ingredientes e coloque numa frigideira untada.
Quando começar a formar uma crosta por baixo arraste até o meio da frigideira a omelete com uma colher de pau e deixe o líquido que está por cima escorrer na fenda que ficou aberta e vá fazendo esse processo até secar por cima. Esse processo deixa super úmido e delicioso. Dobre e meio e coma com uma salada verde.
Caso não goste de ovo mais molinho, deixe dourar de um lado depois do outro.
Juliana Pimenta
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Mundo Lusiada