“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”… alguns dizem que esta frase foi dita por Albert Einstein enquanto outros alegam autoria desconhecida.
Independente de quem tenha proferido esta frase, é indiscutível que seja uma verdade em nossas vidas.
O problema é que apesar de parecer óbvio, muitas de nós continua vivendo como naquela música que diz: “todo dia ela faz tudo sempre igual…”
A primeira vez que prestei atenção na letra da música “Cotidiano” do Chico Buarque, era uma adolescente sonhadora de 13 anos que queria viver muitas vidas, exceto a da canção, que para mim parecia absolutamente sem nenhuma graça.
Respeito as pessoas que preferem viver sem grandes emoções, confortáveis e metódicas, mergulhadas numa rotina com tudo certinho, com refeições em horários determinados, com metas contidas e fáceis de alcançar.
Pessoalmente, gosto de caminhar com pessoas que tem asas enormes, sonhos que parecem impossíveis, aquelas chamadas de loucas, motivos de risos e chacotas.
Quantas vezes você teve uma ideia mirabolante e te aconselharam a desistir? Quem sabe te chamaram de incompetente ou lunática? Megalômana?
Uma vez, assisti uma palestra do Ricardo Voltolini, pioneiro em Sustentabilidade Empresarial, um dos primeiros consultores da área no Brasil, ele contou que a mãe dele constantemente pedia uma explicação, afinal, o que dizer para os familiares e amigos quando perguntavam no que o filho trabalhava?
Ter novas ideias, abrir novos caminhos, pensar fora da caixa… sem dúvida é desafiador, mas no final a recompensa vale a pena!
Ao invés do “mais do mesmo” e da imitação barata, vamos ser originais e autênticas, abrir portas e janelas onde só existiam muros, enxergar novas oportunidades, investir em si mesma e acreditar.
E quando perguntarem como você conseguiu chegar onde está, responda que foi ouvindo o seu coração e sua alma, sem medo do ridículo, sendo você mesma, com qualidades e defeitos, com as cicatrizes das quedas que deixaram ensinamentos, com fé e humildade para aprender mais a cada dia.
“Criatividade é apenas conectar-se às coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como elas fizeram alguma coisa, elas se sentem um pouco culpadas, porque realmente não o fizeram, elas viram algo. Pareceu óbvio para elas depois de um tempo. Isso é porque elas foram capazes de conectar experiências que tiveram e conectar coisas novas.” Steve Jobs
Lilian Schiavo
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Pieron.com.br