Kacau: O Perfil do Consumidor Moderno

O consumidor também se transforma e evolui. Logo, a evolução tecnológica e a transformação digital deram origem a um novo consumidor, o consumidor moderno.

O consumidor moderno é a quem se destina o produto ou serviço das empresas focadas em criarem soluções, seja esse consumidor uma pessoa física ou jurídica. Ele é parte fundamental da inspiração na hora de desenvolver um produto ou criar um serviço. É para quem as marcas voltam sua atenção e podemos dizer que também é quem dita as tendências do mercado, mesmo que de forma indireta.

Mas qual o perfil e o comportamento do consumidor moderno?

A princípio, podemos considerar que nós somos o consumidor moderno, mas será que realmente nos encaixamos nesse perfil?
Quando falamos em consumidor moderno, não falamos apenas sobre aquele que consome itens da atualidade ou de última geração, mas sim, um consumidor atualizado, que conhece e reconhece um bom produto ou serviço, que está ciente do que quer e por dentro dos seus direitos também.

Vejamos algumas características que definem muito bem o consumidor moderno:

A conexão com o mundo digital
O consumidor moderno é um consumidor totalmente digital e conectado. A internet é basicamente sua fonte de pesquisa número 1. Ele está conectado em todos os canais digitais possíveis, relacionados ao produto ou marca que consome. Essa conexão permite ao consumidor moderno a ampla comunicação e diálogo com as marcas e demais consumidores. As marcas usam os canais digitais e principalmente as redes sociais para levar até ele as novidades, lançamentos, ofertas e diversas outras informações que julga relevante para o consumo. Ao mesmo tempo, essa conexão faz do consumidor moderno, um consumidor atualizado e imediatista, pois tudo o que ele vê na internet, o mercado on-line permite que ele possa comprar imediatamente, sem precisar se locomover ou sair de casa.

Uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, especializadas em dados de comportamento através de big data, revelou que neste último ano, as lojas on-line tiveram 42,9 milhões de consumidores únicos, sendo que 47% deles, fizeram a compra pela primeira vez. Na mesma pesquisa, 39% destes consumidores alegaram que as melhores ofertas e descontos, estão no comércio on-line.

Fonte: Pexels

O grande acesso às informações
O consumidor moderno é muito bem informado e tem acesso à todo o tipo de informação, assim também como o acesso à opinião de outros consumidores com os quais ele também compartilha as suas, inclusive dos produtos e serviços. Os sites e perfis comerciais das empresas nas redes sociais, não são apenas fontes de informação, mas sim um espaço para que os consumidores façam o contato direto com a empresa e questionem suas dúvidas otimizando tempo, além de poderem registrar sua experiência com o produto e trocar informações do mesmo entre si.

Outro fator, é que hoje não é apenas o consumidor que vai atrás da informação, mas a informação vem até ele. Com base em dados dos clientes, as empresas levam até seus consumidores informações diversas sobre seus produtos, porém, é preciso ter cautela com essa estratégia, pois algumas empresas “passam do ponto” e acabam se tornando inconvenientes, o que é ruim, pois o consumidor moderno não gosta de ser importunado ou bombardeado por informações.

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Ele é extremamente exigente
O consumidor moderno sabe exatamente o que quer. Muitas vezes ele até já conhece o produto que pretende adquirir, exige e preza pela qualidade e eficácia do mesmo, reconhece suas características tangíveis e intangíveis, evita ou cancela tudo aquilo que exige muita burocracia, gosta de otimizar seu tempo, considera as marcas que se preocupam com questões ambientais e com pessoas, evita o desperdício, é consciente e busca inserir ações e atitudes sustentáveis em sua rotina, lê o rótulo do produto, quer saber quem o fabrica, checa o lote e a validade, sabe listar os pontos positivos e se tiver negativos, nem compra. Ele sabe comparar diferentes marcas valorizando o melhor custo-benefício. Ele busca referências com outros consumidores, recorre ao SAC mediante qualquer irregularidade que o produto apresente, sabe que tem direitos e os exige sem medo.

Tem voz ativa
As redes sociais estreitaram os laços entre consumidor e marca, e são as maiores responsáveis pela conexão direta entre ambos, e também dos consumidores entre si. Da mesma forma, elas deram mais voz ao consumidor, e uma voz de muito poder, influência e atividade. Através delas, o consumidor pode compartilhar a sua experiência, elogios e satisfação com o produto, por meio de imagens, vídeos e depoimentos. Porém, o que parece bom e interessante para o consumidor, não é tão bom para as empresas se a reação com o produto não for positiva.

Antes, alguém usava um produto, não gostava e ninguém ficava sabendo. Hoje, basta um post de insatisfação e centenas de pessoas tomam ciência disso, compartilham a informação e a situação foge do controle. Conclusões diversas são formadas, e corrigir o erro ou reverter a situação é sempre uma tarefa longa, desgastante, as vezes cara e nem sempre com sucesso para a marca.

Ele é referência e influência
O consumidor moderno também é referência para outros consumidores. Sendo que ele pode compartilhar suas experiências com os produtos ou serviços adquiridos e assim influenciar outras pessoas na decisão da compra. Ao mesmo tempo, esse consumidor usa o espaço digital para compartilhar também sua vida, suas opiniões, suas experiências e conquistas agregando valor à sua pessoa e demonstrando características do seu perfil como consumidor também, o que para as marcas que estiverem atentas e souberem aproveitar a oportunidade, é um prato cheio, recheado de dados, ou seja, o consumidor moderno fornece informações relevantes para as empresas o tempo todo nos canais digitais.

Fonte: Pixabay

Entende a diferença entre preço e valor
O novo consumidor tem acesso às mais diversas ofertas e sabe pesquisar preço. Ele compara o preço de produtos iguais ou similares e tem noção do que está em um valor justo ou do que está acima do custo. Ele busca por economia, mas ao mesmo tempo ele sabe valorizar e optar pela marca que cobra mais caro quando os valores agregados do produto que ela oferece, justificam a diferença no custo, ou seja, muitas vezes ele aceita pagar mais caro quando percebe que o produto apresenta valor e mais vantagens, aliás, ele já busca por marcas que proporcionam isso tudo, pois ele sabe que preço é o custo físico do produto determinado pelo mercado, já o valor, envolve as situações, experiências e resultados que aquele produto vai lhe oferecer.

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O fato é que assim como o marketing se transforma mediante as necessidades do mercado e do próprio consumidor, o consumidor também muda de comportamento, influenciando nas tendências do marketing. Uma pesquisa realizada pela Marketer’s Toolkit 2022 da Warc, revelou que o consumidor do ano de 2022 vai apresentar 4 características bem relevantes do seu comportamento:

1- O gosto por ficar em casa
Como reflexo do confinamento da pandemia, o apego ao lar ganhou forças. De acordo com o Kantar, empresa líder mundial em dados e insights, o consumidor está saindo menos de casa, até mesmo para fazer as compras de itens básicos. Ele optou em fazer compras maiores para ter mais estoque e sair menos. Ao mesmo tempo, o sistema home office e as vídeo conferências tem facilitado a vida de pessoas e empresas, com mais comodidade, otimizado tempo e custo.

2- A preocupação social
A pandemia fez o consumidor refletir, repensar seus hábitos e atitudes, fez ele aprender a economizar, estabelecer prioridades e principalmente agir com solidariedade. As marcas preocupadas com questões sociais, com o meio ambiente e com pessoas, ganharão pontos com o consumidor.

3- A busca por qualidade de vida e bem-estar
Hora de reparar os estragos psicológicos e físicos da pandemia, fortalecendo o corpo e a mente. Tudo aquilo relacionado à saúde, tanto física como mental, evitando o estresse e o desgaste, repondo a energia e elevando a estima, serão o foco do consumidor. Obviamente nem todas as marcas poderão oferecer essas soluções, pois não atuam no segmento, mas poderão auxiliar seus consumidores com facilidades que otimizem sua rotina.

4- O uso ainda maior dos canais digitais
A busca por informações em meios digitais, assim como a conexão com os mesmos, será ainda maior. Portanto, as marcas não só podem como devem continuar produzindo conteúdos cada vez mais relevantes e desenvolver experiências digitais para as diversas faixas etárias, inclusive para o público da terceira idade. Além disso, a estratégia Omnichannel, permitindo a compra através de diversos canais ao consumidor continuará sendo muito utilizado.

Fonte: Pexels

Enfim, prestar a atenção no consumidor e seu comportamento é uma das melhores estratégias para se posicionar no mercado com o que realmente interessa ao consumo. Porém, embora o mercado já tenha percebido que o consumidor moderno é exigente e muito bem informado, ainda existem empresas que tentam enganar o consumidor e subestimam a capacidade que ele tem de percepção relacionada ao mercado, qualidade e preço. Esse é um ponto extremamente falho e muito negativo, pois hoje, com tanta concorrência, opção e oferta, o consumidor moderno é atento e prático, ele não perde seu tempo com o que não dá certo ou com o que não lhe agrada. Ele simplesmente cancela, e procura outra marca que o compreenda, satisfaça e acima de tudo o respeite.

E então, você se encaixou no perfil do consumidor moderno?
Se não, pode se transformar em um, a partir de agora.

Por Kacau

Imagem de Capa – Freepik

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