Kacau: Os erros mais cometidos no Marketing de Influência

As redes sociais se tornaram canais essenciais de comunicação, e não só para favorecer uma conexão maior entre os usuários, são uma ferramenta de marketing muito eficiente e também fonte de informação.

O fato é que o conteúdo publicado por qualquer pessoa nas redes sociais, pode influenciar alguém, tanto de forma positiva como negativa, seja na atitude, no comportamento, pensamento ou opinião.

Muitos usuários utilizam as redes sociais para promoverem seu marketing pessoal ou seu negócio. Alguns acabam se destacando e assim se tornam influenciadores, mais popularmente conhecidos como influencers digitais, dando origem às estratégias do marketing de influência.

O marketing de influência são estratégias focadas nas ações de uma pessoa que consegue liderar ou influenciar um determinado público.

Foto: Freepik/DCStudio

O objetivo dessas estratégias é promover engajamento, influenciar opiniões, decisões de compra, gerar valor e confiança, manter os clientes ou público já fidelizados e conquistar novos.

Mas assim como toda e qualquer estratégia, se o marketing de influência não for bem planejado e aplicado devidamente, pode ocasionar efeito contrário e um resultado não desejado.

No processo do marketing de influência, o influencer que já lucra com sua performance on-line, usa a fama e o seu poder influenciador para impulsionar marcas, o que gera à ele mais dinheiro e mais fama.

Porém, existem alguns erros no marketing de influência que tanto as marcas como os influenciadores cometem:

1. Escolher o influenciador errado
Nem todo o influenciador combina com a sua marca ou com o seu produto. Muitas vezes, não só ele, mas o público que ele influencia também não é o mesmo que você quer atingir. É preciso conhecer o influenciador, seu comportamento e sua rotina, para ter a certeza de que ele tem o perfil de um real consumidor do seu produto, e que este vai se encaixar no dia a dia dele espontaneamente, sem parecer um esforço.

2. Não investigar o histórico do influenciador
Assim como uma empresa busca referências sobre seus clientes, parceiros e até futuros funcionários, o processo deve ser o mesmo com um influencer. Muitas marcas descobrem os pontos negativos do influencer no meio de uma campanha, e quando isso acontece, a imagem da marca também sofre os danos e pode até ser cancelada.

É necessário conhecer o posicionamento do influenciador a respeito de vários assuntos, averiguar se o mesmo já se envolveu em alguma polêmica e é importante saber quais são as outras marcas que ele representa. Para isso, uma simples busca pelo Google já traz informações suficientes.

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3. Escolher um influencer pelo número de seguidores que ele tem
Esse é um dos maiores erros e o mais comum. Infelizmente hoje em dia, qualquer pessoa pode ter mais de 1M de seguidores, basta comprá-los, porém, o resultado disso é engajamento zero. Para escolher um influenciador é preciso analisar alguns pontos chave do seu perfil. Verifique a lista de seguidores e analise os perfis que o seguem. Depois avalie seus posts, quantas curtidas eles tem, quais são os perfis que curtiram esses posts, assim como o perfil de que comentou neles e o nível dos comentários. É uma ação que exige tempo e paciência, mas que fornece informações preciosas sobre o real engajamento.

4. Divulgar de forma inadequada e incoerente
Divulgar uma marca ou produto que os seguidores percebem nitidamente que não tem a ver com o influenciador, pode fazer eles pensarem que aquela mensagem não é destinada a eles ou que o ato é forçado. É preciso que flua uma sintonia entre influencer e produto, do contrário, essa ação não promoverá engajamento e pode afastar os seguidores junto com a credibilidade da marca.

5. Falta de informação por parte do influenciador
É importante que o influencer receba todas as informações possíveis do produto, conheça o que vai divulgar e crie uma linguagem própria e autêntica para humanizar o conteúdo e transmitir a mensagem com fluência e segurança, para que ele possa interagir sem medo com com qualquer seguidor que tenha dúvidas ou que queira mais informações sobre o assunto. Quando o influenciador é questionado e não tem respostas ou não esclarece a questão, ele e a marca mais uma vez perdem a credibilidade.

6. Falta de autenticidade
Os seguidores e o público em geral gostam de ver o influenciador dando seu depoimento real e espontâneo, em uma linguagem genuína e característica sua, até porque sabem identificar quando algo é programado. Portanto, tudo o que parecer combinado ou que seguir um script, perde a autenticidade. O influenciador deve ter liberdade criativa para usar sua própria linguagem e demais peculiaridades da sua personalidade para produzir o conteúdo sem aquele controle excessivo da marca com centenas de exigências e restrições.

7. Saturar a marca
Algumas marcas acreditam que quanto mais influenciadores tiverem, melhor, mas na prática, não é bem assim. Vários influenciadores publicando um conteúdo relacionado em vários meios podem saturar a marca e o público, tornando o assunto chato e repetitivo. Um único influenciador em uma sintonia perfeita com a marca e que realmente ame o produto, é suficiente para trazer resultados extraordinários.

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8. Ignorar o formato e o público de cada plataforma
O marketing de influência trabalha com ferramentas e estratégias basicamente digitais. Isso faz com que para cada rede social, a linguagem e o formato sejam abordados de forma diferente. Portanto é preciso identificar o público em questão para saber qual rede social usar, assim como o tipo de abordagem e linguagem a serem aplicadas.

9. Abusar da realidade x ilusão ostentando de modo indevido
A vida cara, luxuosa e glamourosa que muitos influencers expõem, está longe de ser a realidade da maioria de seus seguidores, e em certos casos, longe da realidade do próprio influencer quando vive de fachada no mundo da internet onde cada um pode ser o que quiser.

Mas mediante isso tudo, algumas marcas perdem seu público ao contratar um influencer muito caro, ou que encaixe o produto em uma rotina de ostentação, principalmente quando o produto é apenas um item do dia a dia, acessível inclusive no preço. Esse é um caso onde o luxo todo pode assustar e passar a impressão de que o produto é caro, quando não é.

Perfis que ostentam são interessantes a quem tem o que ostentar e a quem também não tem, simplesmente pelo fato de  apreciar aquilo que ainda não está ao seu alcance. Influencers ostentadores atraem muitos seguidores sim, e de todas as classes econômicas, mas antes de divulgar uma marca, eles devem conhecer o público-alvo dessa marca para não empregarem a ostentação indevida nos posts.

Enfim, podemos dizer que influenciar é uma arte, independente da intenção ser pessoal ou da marca, ser uma referência positiva e de confiança é gratificante e só acresce na popularidade e prestígio que um influencer possa ter.

Vivemos em um tempo onde todos, principalmente as novas gerações, buscam informação e novas referências nas redes sociais, sejam de perfis pessoais ou comerciais, e influencers ou não, cada um de nós é uma mídia, uma fonte de informação, por isso, é preciso termos responsabilidade sobre tudo aquilo que postamos, pois mesmo sem saber, podemos ser a referência de alguém.

Por Kacau

Imagem de Capa: Pixabay

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