William Cury: Yes Set

Você sabe o que é Yes Set?

Essa é a mentalidade que todo empreendedor deve desenvolver no seu cliente quando o você precisa persuadi-lo dentro de uma negociação.

Importante! Antes de te explicar o que é yes set é importante que eu contextualizar a diferença entre PERSUASÃO e MANIPULAÇÃO

Persuasão: Ação de fazer alguém acreditar ou passar a acreditar em algo; Ação de persuadir ou conversar essa pessoa de fazer alguma coisa ou fazer essa pessoa mudar de opinião ou/e comportamento.

Ou seja, você faz com que seu cliente mude de opinião, mas de uma maneira positiva. Persuadir seu cliente é fazer com que ele compre ou faça algo que você faria ou compraria junto com ele.

Manipulação: Ação de pegar, tocar ou carregar algo com as mãos; Falsificação da realidade que busca induzir alguém a pesar de determinada forma; Manipulação de informações.

Ou seja, você faz o seu cliente mudar de opinião ou fazer algo para que você obtenha uma vantagem ou um benefício, mas você nunca faria no lugar do cliente.

É importante que você saiba essa diferença, pois entender o que é o Yes Set te dará poder e esse poder deve ser usado de uma maneira íntegra e genuína, com o objetivo de persuadir o cliente a tomar o melhor caminho em uma decisão.

Dito isso, podemos nos aprofundar na técnica.

Nosso cérebro é feito de inúmeros neurônios que estão conectados uns aos outros como ruas e avenidas. Alguns desses caminhos são muito utilizados e outros menos.

Imaginemos que quando um desses caminhos eles acendem e você dá foco para esse caminho que está acesso, e quando isso acontece, sua boca verbaliza preferencialmente a informação contida naquele caminho aceso.

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A técnica do Yes Set, é você propositalmente, fazer o cérebro do seu cliente acender as partes nos caminhos do sim.

Você pede 3 confirmações positivas que ele responda preferencialmente com SIM! E em seguida você vai para o assunto que você deseja persuadi-lo.

É como se fosse possível treinar o cérebro do seu cliente a dizer sim para você, para sua ideia ou para o seu produto.

Deixa eu te dar um exemplo para ilustrar ainda melhor o que eu estou te dizendo

Imagina que você é um vendedor de plano de saúde e quer apresentar uma atualização do contrato do seu cliente que vai ficar mais caro para ele, mas que de acordo com a análise de uso desse plano, isso será bom pois a cobertura nos hospitais que o cliente precisa é maior. E essa negociação acontecerá pelo telefone ou por uma conversa no whatsapp.

“Aqui eu meu objetivo não é mostrar os argumentos de venda, e sim mostrar a aplicação da técnica com o objetivo de conseguir a atenção do cliente para apresentar a nova proposta.”

– Olá “cliente”, tem feito uso do seu plano de saúde?

SIM, uso com frequência.

– Você fez uso do seu plano essa semana?

SIM, fui fazer um exame.

– Excelente, quando você está utilizando seu plano, os resultados são o que você deseja?

SIM, fico bastante satisfeito.

– Eu tenho uma excelente notícia que irá melhorar a sua experiência quando estiver usando o seu plano de saúde, posso te apresentar?

SIM, claro que pode.

Pronto, conseguiu a atenção e a confirmação do cliente para fazer a apresentação da atualização do plano de saúde.

Isso acontece porque você condiciona o cérebro do seu cliente a dizer sim e esse condicionamento, mostra de maneira inconsciente para o cliente, que está tudo bem falar sim para você. É como no exemplo das ruas e avenidas que se acendem, quando você aplica a técnica você deixa o caminho do sim iluminado e quando você precisa de uma confirmação que seria preferencialmente não ou talvez, essa técnica aumenta muito as probabilidades dele dizer SIM!

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Aqui está outro exemplo que eu ilustro essa técnica em um outro ambiente.

William Cury

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