William Cury: Como fazer uma negociação que vende sem precisar dar descontos

É muito comum durante uma negociação com uma cliente, existir o momento que é oferecido o desconto para haver o fechamento da negociação.

Mas não é toda negociação que precisa de desconto para chegar a um fechamento.

Inclusive, eu acredito fortemente que uma boa negociação de um serviço ou produto deve ser concluída com os 2 lados felizes:

A cliente.

Satisfeita com o atendimento que recebeu, com a certeza que o que ela escolheu comprar de você vai realmente resolver o problema que ela tem e pagando o melhor preço pela quantidade de benefícios que está recebendo.

A empresa.

Entrega o que a cliente comprou e com os benefícios que ela percebeu e os que ela nem sabia que existiam, resolvendo verdadeiramente o problema que ela tem e sendo paga pelo preço apresentado.

Isso é fazer uma negociação boa para todos os lados. Você não compromete sua margem de lucro e nem a margem de entrega, e o cliente recebe tudo o que comprou para solucionar o seu problema, e fica feliz.

E para que tudo isso ocorra, é muito importante a negociação ser feita para resolver o problema do cliente e não vender um produto para ele.

Negociação é um processo de comunicação, um processo de interação social, que envolve duas ou mais pessoas.

Ou seja, entender quem é aquela pessoa que está ali precisando de ajuda. Entender como você ajuda com os produtos que você tem, e oferecer a melhor maneira de usar aquele produto para resolver o problema específico daquele cliente.

Um exemplo da importância de saber negociar para não precisar dar descontos para fechar a negociação.

Eu trabalho com serviços. Especificamente festas de aniversário.
Minha empresa existe a 10 anos, já tenho uma boa amostra de situações até hoje que mostram o quanto é determinante fazer uma boa negociação com a cliente, não só para evitar descontos, mas também para poder atender a cliente com mais soluções que você tem e que ela nem imagina que podem resolver esse e outros problemas dela.

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Mas não foi sempre assim. Isso foi uma percepção que adquirimos que hoje é simples de executar, mas que quando não sabíamos parecia impossível.
Essa percepção começou mais ou menos em 2018, quando queríamos aumentar o preço, mas não sabíamos direito como fazer isso e uma das decisões foi de não das mais descontos.

Lembro que logo em uma das minhas primeiras vendas a cliente pediu um desconto
Eram R$950,00 na época e ela pediu para fechar em R$800,00 se eu conseguisse dar esse desconto ela fecharia a festa comigo na hora.

Como eu não sabia negociar com ela sobre qualquer outro assunto relacionado a proposta dela, eu era impelido a concordar com a proposta que ela estava me fazendo.

E só por não saber como argumentar com a cliente, eu tomei um prejuízo no meu preço de R$150,00. E estou chamando de prejuízo, porque a minha falta de argumentação sobre a proposta me fez perder esse dinheiro que já era para ser meu quando fechasse a negociação.

Se não a conta não fecha, se você só precisa do desconto para poder fechar o seu serviço você sempre vai atrair mais clientes que só fecham com desconto.
Depois que eu criei essa percepção de que esse “desconto” é um prejuízo que eu estava tendo no meu caixa, não precisei aumentar o meu preço para aumentar os lucros, foi simplesmente não vendendo mais com desconto melhorando na negociação.

Escreve para mim, em que área você atua.

Porque essa percepção de eliminar o desconto melhorando a negociação mudou minha empresa e essa estrutura, pode mudar a sua, seja você trabalhando com serviço, produto ou acesso. Sempre existe uma maneira de criar uma negociação que seja boa para os dois lados.

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Assim funciona uma negociação sem em uma MENTE EMPREENDEDORA.

William Cury

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