Na lista da The Most Influential Brands deste ano, realizada pela Ipsos, líder global em pesquisa de mercado, sobre as marcas mais influentes no Brasil, o Google, pela nona vez, liderou o ranking em uma lista bem interessante:
1. Google
2. Samsung
3. YouTube
4. Netflix
5. Lojas Americanas
6. Amazon
7. Facebook e Mastercard
8. Natura e Nestlé
9. Mercado Livre
10. Microsoft
O estudo realizado considerou como critérios de avaliação a confiança, a inovação, a responsabilidade social, o engajamento e ações que auxiliaram no combate à pandemia da Covid-19.
Na pesquisa, o Google correspondeu muito bem a quase todos os quesitos, superando as estimativas.
Em relação ao ano passado, as novidades da lista atual foram Netflix, Amazon, e as marcas nacionais: Lojas Americanas e Natura, sendo que esta última ganhou destaque especial pela responsabilidade social, que é um de seus focos e principal fator no conceito da marca.
A Natura também se posicionou em um empate com a Nestlé, fato que de um ponto de vista analítico, comparando-a com uma multinacional, traz a ela uma referência muito positiva.
As Lojas Americanas por sua vez também tiveram um excelente resultado e reconhecimento por parte do público no engajamento on-line.
Mas levando em conta que Google e Microsoft são gigantes da tecnologia, Americanas, Amazon e Mercado Livre são canais de venda, Facebook e YouTube são redes sociais que junto com a Netflix também oferecem conteúdo digital, enquanto a Mastercard oferece serviços de crédito, é interessante e curioso notarmos que entre as 12, a maioria oferece serviços. Apenas 3 marcas, Samsung, Natura e Nestlé, oferecem basicamente produtos físicos, mesmo absorvendo alguns serviços como valores agregados, apesar da Microsoft oferecer produtos também.
Então, o que está por trás destas marcas?
Estas 12 marcas, lideram na influência porque refletem o perfil do consumidor de hoje e mostram que ele não procura só por qualidade e preço, mas por valores e marcas com as quais ele realmente consegue se identificar.
A relação entre marca e consumidor passa por transformações o tempo todo. As tendências, comportamentos e necessidades são os fatores responsáveis pelas mudanças que essas marcas tem realizado e suprido muito bem. Elas se mostram atentas ao mercado, se adaptando rapidamente às necessidades e ao consumidor.
São marcas que buscam pelo awareness, consciência ou reconhecimento que o público tem da marca em relação à empresa, reunindo cada vez mais estratégias de branding para fortalecer sua gestão e fidelizar sua imagem no mercado com um engajamento cada vez maior.
Afinal, marca não é apenas um símbolo visual, mas sim, todo o conceito e percepção que o consumidor tem sobre a empresa.
Estas marcas se destacam porque conseguem despertar no público algo além dos seus produtos e serviços. Elas estimulam opinião, criam e estabelecem conceitos, vendem também comportamentos, estilo e ideais que oferecem experiências únicas e incríveis aos seus consumidores.
Por Kacau
Imagem de Capa: Geralt/Pixabay
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