Oie, tudo bem por aí?
Depois da nossa viagem para Los Angeles e Las Vegas, podemos ‘voltar’ ao assunto original desta coluna: hospedagens.
Você sabe que eu me autointitulo a “louca do hotel”, então quero trazer hoje uma reflexão sobre o mercado de luxo na hotelaria. À primeira vista podemos pensar que esse segmento do turismo foi afetado pela crise causada pela pandemia. Porém, com uma análise mais profunda a realidade é que sim, existem aspecto positivos e lições para o turismo com um todo.
Na verdade, nos últimos 2 anos o segmento de luxo dos hotéis brasileiros foi o responsável por receber o tradicional turista internacional, que se viu impossibilitado de viajar com a maioria das fronteiras fechadas. O aumento do turismo doméstico foi e ainda é o novo destino das classes A e AA.
Para isso, os hotéis precisaram investir em novas experiências de luxo, na excelência do serviço, em comunicação personalizada e em serviços acima da média. Inovando na maneira de interagir com o cliente, para que o hóspede se sinta como a pessoa mais importante do mundo.
Sem as constantes viagens ao exterior o brasileiro aumentou seu consumo interno, incluindo hospedagens de alto padrão. Movimento incentivado pela desvalorização da nossa moeda e pelo modelo de trabalho remoto.
E, o mercado local de luxo ainda está em expansão, apesar do menor número de reservas durante o período mais rígido da quarentena, foi detectado um aumento nas longas estadias, principalmente em hotéis e resorts que podem garantir um maior distanciamento social.
Diante deste cenário as expectativas são de crescimento constante, para atender clientes que buscam novas experiências de conforto, recreação, sofisticação, gastronomia e relaxamento. Os hotéis com estratégias inteligentes de negócios vão proporcionar o melhor, para incentivar o hospede a ficar ainda mais tempo no hotel.
Panorama do mercado de luxo no mundo
Na Espanha, o ministro tem dado apoio total ao turismo premium. O governo italiano vem tomando medidas que defendem o turismo sustentável, proibindo grandes cruzeiros em Veneza, por exemplo. Na Grécia, o incentivo publico é para o viajante escolher destinos menos conhecidos, evitando aglomerações. São ações que mostram a preocupação do mercado turístico, levando em conta que não sabemos – com certeza – se a pandemia chegou ou terminará de fato.
No Brasil
Enquanto nos destacamos na autenticidade, hospitalidade natural e lindas paisagens, ainda precisamos investir muito em turismo sustentável, consciente e seguro. Afinal o público é exigente, com muitas referencias de hospedagem no mundo a fora.
A prova de que o mercado está luxo está aquecido são os hotéis inaugurados recentemente, que já nasceram de olho neste cliente e investem pesado em comunicação, treinamento e em experiências que vão além de mimar o hospede, vão surpreendê-lo.
Novos empreendimentos no Brasil e no Mundo
Six Senses Ibiza – inaugurado em junho de 2021 – onde mistura o estilo zen da marca ao clima de festas da cidade. Além de quartos, o resort oferece casa com até 10 quartos.
Bvgari Paris – inaugurado em dezembro de 2021 – já é contado para ser um dos mais interessantes da cidade, sem contar com a vista 360º para Paris.
Rosewood São Paulo– inaugurado em dezembro de 2021 – o primeiro hotel 6 estrela do país, era o que faltava e o que a cidade merecia quando o assunto é hospedagem de luxo. Inclusive tem post falando sobre ele aqui na coluna.
Explora El Chalten, na Argentina – também inaugurando em dezembro de 2021 – seguindo a tendência de investir em experiências únicas, o hospede tem a disposição um “menu”, com opções de passeios como por exemplo conhecer a floresta intocável no Parque Nacional Los Glaciares, um dos patrimônios da UNESCO.
Fasano Nova York – inaugurado em fevereiro de 2021 – em frente ao Central Parque e com vista para o Skyline de Manhattan. Sem falar da tradicional gastronomia italiana da rede.
Fasano Trancoso – inaugurado em dezembro 2021 – o melhor do luxo brasileiro, com 300 hectares de mata nativa frente a um mar de águas mornas.
Esses são apenas alguns exemplos de novos hotéis de luxo, que estão cada vez mais atentos ao turismo doméstico. Mais uma prova que um hotel é muito mais do que só um lugar para dormir durante a viagem. E, isso por aqui não é novidade.
Então um beijo e até o próximo Check-in da Lau!
Laura Moura Lima
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