Jorge Lordello: Namoro virtual pode gerar prejuízo real 

Recebi e-mail de uma mulher cujo nome é Márcia pedindo meu auxílio. Ela ofertou a seguinte narrativa:

“Preciso tirar uma dúvida Lordello. Estou conversando com um americano há meses e me envolvi emocionalmente. Ele é médico e está trabalhando na Ucrânia. Ele me deu todos os dados bancários de uma conta no Banco Champion Trust Financials e deseja me enviar dinheiro, inclusive forneceu login e senha. Entrei na conta bancária dele e aparece saldo grande. Para que eu possa receber esse dinheiro, o gerente do Banco na Europa pede um depósito para gerar um código COT para dar continuidade à transferência. O médico está disposto a transferir para minha conta 50.000 dólares, mas eu teria de enviar 2.000 dólares para pagamento desse código COT. Lordello, tenho medo de ser golpe. Você pode me ajudar?”

Antes de responder, fiz rápida busca no Google e descobri que o banco citado existe e é ucraniano. A tal sigla COT também existe, trata-se de código internacional bancário usado para transferir dinheiro entre bancos, especialmente em transferências internacionais.

É claro que o golpista usaria nomenclaturas usuais no mercado para gerar maior credibilidade em sua narrativa, contudo, os dados eram absolutamente fictícios. A tal plataforma bancária que a Márcia entrou trata-se de site fraudulento que simula ser do Banco Champion Trust Financials.

A moça que entrou em contato comigo deve ter ficado desapontada em saber que o médico que estava namorando virtualmente é mais um pilantra desejando ganhar dinheiro de forma ilegal e criminosa. O relacionamento acabou, mas pelo menos dinheiro ela não perdeu.

Jorge Lordello

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Veja Também  Lordello: Cuidado com os chamados criminosos de oportunidade

Imagem: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens