“Eu vi um menino correndo”, foi lindo! Atravessando o campo correndo. Com a bola nos pés, ele era chamado de Pelé. O apelido veio dos amigos, no início o menino não gostou, mas o apelido pegou.
No meu primeiro artigo do ano vamos falar de um cara que brilhou nos gramados e se tornou o rei do futebol, considerado o maior jogador da história. Brilhante, genial, para lá de habilidoso e bota perfeito com os toques na bola. Ele era Edson Arantes do Nascimento. O Rei Pelé morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro de 2022, em São Paulo, quando perdeu a luta para câncer.
A morte de Pelé comoveu o mundo. Todos lamentaram a partida do ex-jogador. No velório, fãs, artistas, jogadores e ex-jogadores, personalidades e autoridades lamentaram a morte do rei.
HISTÓRIA
Pelé começou a ser reconhecido nacionalmente aos 16 anos de idade. Em 1957, o garoto já era titular do Santos e foi artilheiro do Campeonato Paulista, o mais jovem até hoje, marcando 36 gols. O rei do futebol atuou durante quase toda sua carreira no Santos, entre 1956 a 1974. No período, ele levou o clube a conquistar dez títulos estaduais e seis campeonatos nacionais, além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963.
Também no Santos, em 1969, Pelé marcou seu milésimo gol numa partida contra o Vasco, no Maracanã, e foi realizado em uma cobrança de pênalti. Pelé despediu-se do Santos no dia 2 de outubro de 1974. No estádio da Vila Belmiro, a equipe santista enfrentou a Ponte Preta. Nesse dia, Pelé ajoelhou-se no gramado, com os braços abertos e a bola à sua frente para despedir-se do clube pedindo perdão, já que seria transferido para o New York Cosmos depois de anos de insistência da equipe dos Estados Unidos para contratá-lo.
Pelé na Seleção Brasileira
Passados dez meses da contratação de Pelé pelo Santos, o garoto foi convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez para disputar a Copa Roca. Foram duas partidas realizadas no Brasil. A Argentina venceu por 2 a 1, e o gol brasileiro foi marcado por Pelé. Na partida de volta, no Estádio do Pacaembu, o Brasil venceu por 2 a 0, um dos gols foi também de Pelé. Foi o primeiro título de Pelé pela Seleção Brasileira.
Pelé é, até hoje, o jogador mais novo a vencer uma Copa do Mundo de Futebol. Com apenas 17 anos e 8 meses, Pelé foi campeão do mundo em 1958, na Suécia. O então garoto fez seis gols em sua primeira Copa do Mundo e foi o artilheiro do Brasil. Nessa edição, Pelé foi chamado pelos franceses de Rei do Futebol. Pelé foi o mais novo jogador a fazer um gol em uma Copa do Mundo.
Era de Ouro
O Mundial de 1958 na Suécia iniciou a chamada Era de Ouro da Seleção Brasileira. De 1958 a 1970, foram três títulos em quatro Copas. Em 1970, a Copa do México tinha outros grandes nomes do futebol, como Jairzinho, Rivelino, Carlos Alberto, Clodoaldo, Tostão, Gérson e Félix. Muitos consideram essa seleção a melhor de todos os tempos. Pelé fez quatro gols na Copa do México, incluindo o primeiro da final contra a Itália. O Brasil venceu por 4×1 e conquistou o tricampeonato. Naquela Copa o artilheiro foi Jairzinho, com sete gols.
Atuando pela Seleção, Pelé tornou-se também o único jogador da história a ser tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970). Ele marcou 95 gols com a camisa do Brasil e ainda é o maior artilheiro da seleção masculina. Pelé fez seu último jogo pela Seleção Brasileira em julho 1971, no Maracanã, em um amistoso contra a Iugoslávia.
Aposentadoria de Pelé
Pelé despediu-se dos gramados em 1977 em um jogo do Cosmos contra o Santos, nos Estados Unidos. A partida contou com a presença de artistas, políticos e personalidades mundiais. O Rei disputou o primeiro tempo da partida com a camisa do Cosmos e o segundo tempo com a camisa do Santos. De acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes), Pelé marcou em sua carreira 1281 gols, sendo o maior artilheiro da história do futebol.
Pelé foi grande dentro de campo. Após a sua morte, Pelé recebeu várias homenagens. Hoje, dá nome a avenidas e estádios.
É isso, a gente sempre vai se encontrar por aqui.
Não se esqueçam aqui a gente se Comunika sobre esportes.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Library Sporting News
Imagem 02: A Tribuna
Imagem 03: e-Biografia
Imagem 04: Lance
Imagem 05: Fifa TV
Imagem 06: Eu Rio
Imagem 07: Band News
Imagem 08: O Gol